Home Editora Livros Notícias Onomástica Distribuidores

Lançamentos

Antropologia
Ciências
Ciências sociais
Cinema e teatro
Comunicação
Dança
Direito
Educação
Filosofia
Geografia
História
Infantis e juvenis
Literatura

Música
Pedagogia
Política
Urbanismo

Editora Circuito

Todos
Lista de preços

 

 
As formas do sentido: estudos em estética da comunicação

Monclar Valverde.(org.)
.
.
.
.

DP&A
ISBN 85-7490-214-4Cód. barras 9788574902142
Brochura14×21cm256p.350g2003..
R$ 35.00

A relação entre forma e sentido demarca um dos pontos de tensão a que mais se reportam as discussões em torno da arte e da estética. O pressuposto conceitual que alimenta e justifica essa investigação parece presumir a vigência de um dualismo ou paralelismo, em cujo estreito domínio ocorre o fenômeno artístico e comunicacional. Anteriormente, considerava-se que a experiência estética, que em geral dizia respeito à fruição da obra de arte, realizava-se segundo dois aspectos: o sensível, concernente à forma, e o inteligível, relativo ao sentido.

No entanto, essa redução da experiência proporcionada pelo fenômeno estético não atende aos novos meios expressivos contemporâneos, pois está visto, nos tempos que correm, que tampouco parece coerente circunscrever o conceito de estética às categorias tradicionais e seculares com que outrora se acreditava ser possível inventariar as obras artísticas. Como campo de estudo, e não propriamente como disciplina, a estética da comunicação promove um novo empenho intelectual com intuito de abarcar e discernir as singularidades dos processos comunicacionais contemporâneos, sem contudo negligenciar a influência que neles ainda instila a concepção tradicional de arte e sem ignorar a repercussão que novos modos de se expressar manifestam na experiência prática cotidiana.

Nos capítulos aqui reunidos, um objeto de estudo próprio é investigado à luz de uma estética da comunicação calcada nos mesmos objetivos: descrever e analisar os efeitos e as impressões suscitados pelos meios de comunicação característicos da cultura atual, repensando e estabelecendo sobre novas bases conceituais a relação entre forma e sentido.

 
  Sumário

Apresentação
O campo da estética da comunicação
Monclar Valverde

I- Padrões de recepção e sensibilidade

Recepção e sensibilidade
Monclar Valverde

O visto e o não-visto (Considerações sobre a fotografia digital)
José Mamede

O cinema como experiência catártica (a fruição do insólito no filme “Gêmeos, mórbida semelhança”, de David Cronenberg)
Regina Gomes

II- Gramáticas da comunicação audiovisual

As semióticas da arte e as gramáticas da comunicação
José Benjamim Picado

O cinema invisível (As estratégias narrativas do filme)
Aristóteles Rocha

A dramatização da notícia (A construção do personagem de Leonardo Pareja nos telejornais)
Luiz Marfuz

III- A dimensão cultural da imagem

A ordem visual (Uma introdução à teoria da imagem de Pierre Francastel)
Renato da Silveira

...E a tela invade a página (Laços entre literatura e cinema em Hotel Atlântico, de João Gilberto Noll)
Marinyze Prates

Moda em perspectiva (Os pressupostos teóricos de uma abordagem compreensiva)
Renata Pitombo             

IV- Formas do imaginário contemporâneo

Consumo, mimesis e sentido
Elaine Norberto Silva

A poética do consumo
Meigle Rafael Alves

Leila Diniz: um mito na mídia
Thareja Fernandes Abreu