Home Editora Livros Notícias Onomástica Distribuidores

Lançamentos

Antropologia
Ciências
Ciências sociais
Cinema e teatro
Comunicação
Dança
Direito
Educação
Filosofia
Geografia
História
Infantis e juvenis
Literatura

Música
Pedagogia
Política
Urbanismo

Editora Circuito

Todos
Lista de preços

 

 
Apostando no desenvolvimento da inteligência: em busca de um novo currículo educacional para o desenvolvimento do pensamento humano

Cristiano Mauro Assis Gomes.
.
.
.
.

Lamparina
ISBN 978-85-98271-38-5Cód. barras 9788598271385
Brochura14×21cm184p.320g2007..
R$ 25.00

“Promover o desenvolvimento intelectual, moral, social, cívico, afetivo, entre outras facetas humanas, faz parte do desafio educacional. A ação educacional humana envolve a promoção do intelecto, do caráter, do sentido de cidadania, da sintonia afetiva e emocional, da criticidade, da criatividade, além da sociabilidade e da responsabilidade com o outro. Como se não bastasse esse enorme conjunto de facetas a ser trabalhado, cada um desses componentes humanos possui uma natureza bastante complexa e de difícil manuseio. Podemos dizer, sem exagero, que educar talvez seja a tarefa mais complicada dos projetos humanos. Ensinar a decorar pode ser fácil. Ensinar as pessoas a raciocinar com profundidade, ensinar as pessoas a interagir socialmente com respeito e empatia, ensinar as pessoas a ser criativas e ousadas etc.; isto é bastante difícil.”
 
  Sumário

Introdução

1. Ensinar a pensar: uma questão básica

2. O ensino do pensamento

3. Programas para ensinar a pensar

4. O construtivismo do pensamento

5. Em busca de um currículo escolar voltado ao desenvolvimento de habilidades do pensamento

6. O computador e o ensino do pensamento

7. Construindo um ensino do pensamento

8. Conclusão

Referências bibliográficas