Home Editora Livros Notícias Onomástica Distribuidores

Lançamentos

Antropologia
Ciências
Ciências sociais
Cinema e teatro
Comunicação
Dança
Direito
Educação
Filosofia
Geografia
História
Infantis e juvenis
Literatura

Música
Pedagogia
Política
Urbanismo

Editora Circuito

Todos
Lista de preços

 

 
Ação sindical, ação educativa e produção acadêmica

Inês Barbosa de Oliveira.(org.)
Reinaldo Ramos Diniz
.(org.)
.
.
.

DP&A
ISBN 85-7490-272-1Cód. barras 9788574902722
Brochura14×21cm152p.200g2004..

Col. O sentido da escola
Coed. SEPE

R$ 25.00

Numa parceria da DP&A editora com o Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (SEPE/RJ), este livro aborda os diálogos necessários, possíveis e indispensáveis para ampliar e enredar os debates e as interfaces entre a produção bibliográfica acadêmica, a prática pedagógica cotidiana em suas múltiplas facetas e a prática da militância política. Apresenta os trabalhos que alguns dos nossos(as) companheiros(as) de luta produziram, ao se dedicarem a viver simultaneamente nos três espaços-tempos. A descoberta dos enredamentos entre essas dimensões e dos entraves interpostos é fascinante. A indissociabilidade entre os fazeres, poderes e saberes dos quais dispomos e lançamos mão nas diversas situações nos coloca diante de questões como a da formação de nossas subjetividades, individuais e coletivas, militantes, docentes e acadêmicas.
 
  Sumário

Teorizando e praticando a relação prática/teoria/prática: redes de fazeres, poderes e saberes nas escolas, no sindicato e na Academia
Inês Barbosa de Oliveira; Reinaldo Ramos Diniz

Políticas neoliberais em educação e resistência sindical: o caso do Estado de São Paulo
Bluma Salomão

Os empresários como atores educativos? Projetos de educação pelas empresas e a luta pela ampliação da educação pública – os dois lados de uma moeda
Andrea da Paixão Fernandes

Pensar a educação ou lutar por salários? O sindicato e seu projeto educacional
Marcelo de Oliveira Assunção

A organização do trabalho educativo escolar e a saúde de seus profissionais: uma relação dolorida
Reinaldo Ramos Diniz

“Depois que a crise passar, você me chama”: sobre a formação dos professores e o problema do distanciamento entre o núcleo dirigente e a base de representação no Sepe/RJ
Maxwel Monteiro Bastos

O sindicato como espaço-tempo da minha formação e da de outros companheiros e companheiras
Ana Cláudia de Morais

De hospedarias, andanças e aprendizagens: as virtudes da cooperação no sindicato e na escola
Antonio Eugenio do Nascimento

Um pé no ensino, outro no jornalismo: fazer comunicação social para escolas e professores
José Paulo Serralheiro