Home Editora Livros Notícias Onomástica Distribuidores

Lançamentos

Antropologia
Ciências
Ciências sociais
Cinema e teatro
Comunicação
Dança
Direito
Educação
Filosofia
Geografia
História
Infantis e juvenis
Literatura

Música
Pedagogia
Política
Urbanismo

Editora Circuito

Todos
Lista de preços

 

 
A práxis na formação de educadores infantis

Maria Fernanda Silveira Tognozzi Borges.(org.)
Regina Célia de Souza
.(org.)
.
.
.

DP&A
ISBN 85-7490-156-3Cód. barras 9788574901565
Brochura14×21cm128p.200g2002..
Col. Conversas entre educadores
R$ 25.00

A educação infantil é o passo inicial da criança na longa caminhada rumo à cidadania e à sua constituição como sujeito produtor de valores e conhecimentos. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB — Lei 9.394/1996) a caracteriza como “primeira etapa da educação básica”, cuja finalidade é promover o “desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade” (art. 29).

O livro aborda uma grande variedade de temas ligados à educação infantil. Como mostram os autores dos artigos que o compõem, a multiplicidade de conceitos e perspectivas é fundamental para uma educação mais plena, sólida e integrada a um projeto humanístico de melhoria da sociedade.

Assim, aqui se interpretam aspectos lúdicos da educação, como a importância da expressão oral e das artes visuais; a sexualidade no cotidiano das escolas; a saúde em instituições de educação infantil; a necessidade do respeito à diferença e do reconhecimento do outro em sua dignidade própria e legítima; a formação da cidadania; a interação entre os professores e a práxis de sua formação.

 
  Sumário

1980 – O ano em que tudo começou
Maria Fernanda Silveira Tognozzi Borges; Regina Célia de Souza

Voz falada, voz cantada – o canto na educação infantil
José Henrique Nogueira

Blablablá, tititi – formação de educadores, como a teoria na prática não deve ser outra
Regina Célia de Souza

O olhar do psicólogo sobre a adaptação: quando crianças de 0 a 6 anos ingressam em instituições infantis
Maria Fernanda Silveira Tognozzi Borges

Que tal um olhar mais atento para a arte na educação infantil?
Mônica Sica

A sexualidade no cotidiano da escola infantil: o que fazer com ela?
Maria Fernanda Silveira Tognozzi Borges

Educação e cidadania começam na infância
Jacilene Mesquita Viana

Educação especial…onde está a diferença?
Rosanes Rocha

Ampliando o foco da saúde na educação infantil
Joel Bressa da Cunha

Roda de conversa na sala de professores
Maria Lúcia Martins Pinto Lara

Descobrindo bebês – implicações pedagógicas do trabalho com crianças de 0 a 1 ano
Maria Fernanda Silveira Tognozzi Borges; Maria Lúcia Martins Pinto Lara

O psicólogo e a educação – uma relação impossível?
Maria Fernanda Silveira Tognozzi Borges; Regina Célia de Souza

“Caminhando e cantando e aprendendo da canção”
Adriana Barbosa Soares; Regina Célia de Souza

Era uma vez…
Ercília Perrone; Maria Lúcia Martins Pinto Lara