Home Editora Livros Notícias Onomástica Distribuidores

Lançamentos

Antropologia
Ciências
Ciências sociais
Cinema e teatro
Comunicação
Dança
Direito
Educação
Filosofia
Geografia
História
Infantis e juvenis
Literatura

Música
Pedagogia
Política
Urbanismo

Editora Circuito

Todos
Lista de preços

 

 
A planta da donzela

Glauco Mattoso.
.
.
.
.

Lamparina
ISBN 85-98271-28-4Cód. barras 9798598271285
Brochura14×21cm224p.320g2005..
R$ 25.00

Conhecido por sua vasta antologia poética, o escritor Glauco Mattoso publica seu primeiro romance. Nele, explora a vertente fetichista de José de Alencar, um dos grandes nomes do Romantismo nacional, esmiuçada na pesquisa histórica sobre o perímetro urbano e os costumes do Rio de Janeiro — na época, Corte imperial —, a partir da releitura e reescritura d’A pata da gazela.

À primeira vista, a união do grande nome do romance de folhetins e perfis de mulheres no Brasil do século XIX com um dos grandes representantes da literatura contemporânea nacional pode causar estranhamento, logo explicado pelo objeto de desejo de ambos: o pé. Glauco Mattoso faz mais que uma paródia, cria uma composição de referências literárias do século xix, com citações diretas ou indiretas de autores clássicos do Romantismo, como o poeta Álvares de Azevedo.

O professor de literatura brasileira da UERJ Italo Moriconi comenta na orelha outro viés do livro, o resultado da fantasia sadomasoquista do autor, debruçada no texto de Alencar: “O leitor acompanha a narrativa com a respiração suspensa. E olhe: haja fôlego para encarar o final de frente. É assim que o cego pode fazer ver”. Nesta obra o autor investe magistralmente na filosofia do pastiche literário, realizando um passeio pela estilística de Alencar e de outros homens de letras dos Oitocentos.

 
  Sumário

Pé de conversa

O achado e o perdido

A menina mimada

A bolina da botina

O segredo profissional

Dos pés à cabeça

A colcha de retalhos

A ciranda da Cinderela

O Theatro Lyrico

O pavão e a garça

Madame Fragonard

Laura Lawrence

Do pé para a mão

O baile sem máscaras

Lorde Steppingstone

Cartas sob a mesa

Mais um pouco de teatro

O método didascálico

O Clube Propedêutico

O pavão e o palmípede

A chinela chilena