Home Editora Livros Notícias Onomástica Distribuidores

Lançamentos

Antropologia
Ciências
Ciências sociais
Cinema e teatro
Comunicação
Dança
Direito
Educação
Filosofia
Geografia
História
Infantis e juvenis
Literatura

Música
Pedagogia
Política
Urbanismo

Editora Circuito

Todos
Lista de preços

 

 
À luz das estrelas: ciência através da astronomia

Lilia Irmeli Arany-Prado.
.
.
.
.

DP&A
ISBN 85-7490-305-1Cód. barras 9788574903057
Brochura14×21cm160p.250g2006..
R$ 30.00

“Este é um livro sobre estrelas: como nascem, vivem e morrem. E, especialmente, como fabricam os elementos químicos que — muito tempo depois — vão se aglutinar para formar estruturas, como as pedras, árvores e nós mesmos. Mas este não é apenas um livro sobre estrelas. Ele começa com um passeio pela astronomia, pelos elementos químicos, e logo mergulha na evolução do Universo, desde o Big Bang até a formação da nossa Galáxia e de outras galáxias, nebulosas e do Sistema Solar. Fala dos modelos ‘pensados’ do Universo, aqueles que foram propostos basicamente a partir da imaginação fértil de seus autores, como Wright e Kant, sem o auxílio dos instrumentos que seriam desenvolvidos depois.

Na segunda parte, mais detalhada, o livro introduz conceitos básicos, como a contração gravitacional (responsável pela existência das estrelas), a natureza da luz, os espectros e as propriedades físicas das estrelas. Para isso, discute a teoria quântica e suas aplicações na interpretação da luz das estrelas, concluindo com os processos básicos da astrofísica nuclear, que estão na origem da energia das estrelas e da sua composição química. As duas últimas partes aproveitam os conceitos introduzidos nas seções iniciais e contêm o núcleo da estrutura e da evolução das estrelas. Os ciclos de queima nuclear são então descritos de maneira mais detalhada, e o leitor pode compreender como são formados os principais elementos químicos na nucleossíntese estelar quiescente e explosiva. O uso do diagrama hr torna bastante simples a compreensão das trajetórias evolutivas, particularmente após a sequência principal. As principais possibilidades de remanescentes estelares são mencionadas na parte final, incluindo as anãs brancas, as estrelas de nêutrons e os buracos negros.

Escrito em uma linguagem objetiva, o livro pode ser usado por leitores sem qualquer formação em física ou matemática. Para os mais corajosos, há uma série de anexos com desenvolvimentos mais detalhados de alguns dos temas tratados.” (Walter J. Maciel, Departamento de Astronomia — USP.)

 
  Sumário

Prólogo

Apresentação

Eu queria saber, mas nem sabia o que queria perguntar

Uma pequena biografia das estrelas

Morte e renascimento

Anexos

Bibliografia recomendada

Referências e outras fontes bibliográficas

Como se lêem…