Home Editora Livros Notícias Onomástica Distribuidores

Lançamentos

Antropologia
Ciências
Ciências sociais
Cinema e teatro
Comunicação
Dança
Direito
Educação
Filosofia
Geografia
História
Infantis e juvenis
Literatura

Música
Pedagogia
Política
Urbanismo

Editora Circuito

Todos
Lista de preços

 

 
A escola tem futuro?

Marisa Vorraber Costa.(org.)
.
.
.
.

Lamparina
ISBN 978-85-98271-43-9Cód. barras 9788598271439
Brochura14×21cm176p.250g20072. ed...
R$ 32.00

Num mundo que se transmuta rapidamente para novas formas de ser e de viver, as vozes dos arautos da decadência da escola misturam-se às que refutam seu anacronismo, reafirmando-lhe a importância no processo de socialização e educação do ser humano. Objeto de especulações e teorizações levadas a efeito por filósofos, sociólogos, historiadores, pedagogos e pensadores em geral, a escola ainda é o centro de movimentações discursivas que lhe atribuem as mais variadas competências, responsabilidades e tarefas. Este livro reúne entrevistas com professores envolvidos no debate acerca da instituição, aqui abordada com base nas contingências que os posicionam em distintos ângulos, óticas, arranjos e posições.
 
  Sumário

Apresentação

Capítulo 1
A escola rouba a cena! Um início de conversa
Marisa Vorraber Costa

Capítulo 2
A escola com que sonhamos é aquela que assegura a todos a formação cultural e científica para a vida pessoal, profissional e cidadã – Entrevista com José Carlos Libâneo

Capítulo 3
A escola poderia avançar um pouco no sentido de melhorar a dor de tanta gente – Entrevista com Antonio Flávio Barbosa Moreira

Capítulo 4
No cotidiano da escola se escreve uma história diferente da que conhecemos até agora – Entrevista com Nilda Alves

Capítulo 5
Pensar a escola como uma instituição que pelo menos garanta a manutenção das conquistas fundamentais da modernidade – Entrevista com Alfredo Veiga-Neto

Capítulo 6
A escola é importantíssima na lógica do direito à educação básica – Entrevista com Miguel Arroyo

Capítulo 7
A análise crítica das contradições presentes na escola pode nos ajudar a transformá-la num espaço de formação ampliada – Entrevista com Selma Garrido Pimenta