Home Editora Livros Notícias Onomástica Distribuidores

Lançamentos

Antropologia
Ciências
Ciências sociais
Cinema e teatro
Comunicação
Dança
Direito
Educação
Filosofia
Geografia
História
Infantis e juvenis
Literatura

Música
Pedagogia
Política
Urbanismo

Editora Circuito

Todos
Lista de preços

 

 
A educação na cultura da mídia e do consumo

Marisa Vorraber Costa.(org.)
.
.
.
.

Lamparina
ISBN 978-85-98271-72-9Cód. barras 9788598271729
Brochura159×223cm224p.330g2009..
R$ 45.00

É uma afirmação amplamente difundida e aceita, hoje, a de que a vida nas sociedades contemporâneas tornou-se complexa, confusa, fragmentária e difícil de administrar. Como se vive em um mundo como este? Como se educa e como nos educamos neste mundo? Como nos tornamos pessoas nele? Como acontece a educação quando não é possível vislumbrar com clareza uma direção desejável? Quando há múltiplas possibilidades e diversificados (des)caminhos? Esses e outros questionamentos instigaram a produção de um conjunto de artigos que, de 2003 a 2008, compuseram a rubrica “Cultura e pedagogia”, no jornal mensal A Página da Educação (www.apagina.pt), editado na cidade d’O Porto, em Portugal. Neste livro, a maior parte dos textos é republicada em versões revisadas e, algumas vezes, atualizadas, acrescida de outros, escritos especialmente para ampliar a gama de focos dessa discussão.

Os artigos contemplam as variadas formas como educamos e somos educados, como nos tornamos sujeitos de certo tipo em meio às pedagogias da cultura de nosso tempo. Eles tratam também de como investimos na construção de nós mesmos, de nossas subjetividades, de nossas vidas, inspirados e enleados em textos culturais — que falam de nós e das coisas do mundo.

Cada um dos textos fala de um lugar, aborda alguma questão específica, monta uma perspectiva e apresenta sobre ela uma leitura, uma hipótese ou uma tese. Nenhum desses artigos pretende ser uma “lição”, mas todos podem contribuir para a reflexão sobre a educação na cultura contemporânea da mídia e do consumo. Antes de explicar, gostaríamos de provocar, de instigar. É nesse sentido que, em vez de ser uma proposta, este livro é um convite.

 
  Sumário

Autores e autoras

Introdução
Um convite para olhar a educação sob outros ângulos
Marisa Vorraber Costa

Parte I. Sobre educação e cultura do consumo

Sucesso, poder e dinheiro: a ilusão da potência
Marisa Vorraber Costa

Pobre menina pobre, colonizaram até seus sonhos
Marisa Vorraber Costa

Consumir o “outro” como prática de cidadania
Marisa Vorraber Costa

O consumismo na sociedade de consumidores
Marisa Vorraber Costa

Educar-se na sociedade de consumidores
Marisa Vorraber Costa

O inescapável consumo de si mesmo: pensando a fabricação dos sujeitos contemporâneos
Mariangela Momo; Viviane Castro Camozzato

Sobre outdoors ambulantes, ou De como nos transformamos no que somos
Maria Isabel Edelweiss Bujes

Imagem e consumo nas produções de si
Viviane Castro Camozzato

Crianças, consumo e identidade
Patrícia Ignácio

A comodificação da leitura na sociedade de consumidores
Gisele Massola; Iara Tatiana Bonin

A língua inglesa e a comodificação de sujeitos na sociedade de consumidores
Gisvaldo Bezerra Araújo-Silva

A língua inglesa como imperativo da globalização
Gisvaldo Bezerra Araújo-Silva

Referências da Introdução e da Parte I

Parte II. Sobre escola e cultura contemporânea

A escola mantém-se como uma instituição central na vida das sociedades e das pessoas
Entrevista com Marisa Vorraber Costa

Escola e consumo
Marisa Vorraber Costa

Hogwarts: uma escola para se pensar
Marta Campos de Quadros

Um novo personagem nas salas de aula: o “hiperativo”
Marisa Vorraber Costa

Violências incontroláveis: nas escolas e fora delas
Cristianne Maria Famer Rocha

O “celular da discórdia” e os desafios da escola atual
Cristianne Maria Famer Rocha

Há estranhos nas escolas
Marisa Vorraber Costa

Práticas escolares em espaços-tempos contemporâneos
Mirtes Lia Pereira Barbosa; Rodrigo Saballa de Carvalho

O “internetês” na escola
Fernanda Castro; Lodenir Karnopp

Construtivismo: a ordem discursiva das classes de alfabetização brasileiras
Luís Henrique Sommer

Referências da Parte II

Parte III. Sobre política cultural da identidade

Jovens e idosos nas políticas culturais da identidade
Marisa Vorraber Costa

Para problematizar a “pedagogia da diversidade”
Iara Tatiana Bonin

Para que educamos nossas meninas?
Juliana Ribeiro de Vargas

Sem saída para gordinhos e gordinhas felizes
Jaqueline Martins; Marisa Vorraber Costa

Velhos: humor e escárnio em comunidades do Orkut
Maria de Fátima Morais Brandão; Rosa Maria Hessel Silveira

Vivendo nas fronteiras de uma sociedade híbrida
Carlos Roberto de Carvalho

Referências da Parte III

Parte IV. Sobre pedagogias culturais

Harry Potter: para além da magia e da bruxaria
Maria Lúcia Castagna Wortmann; Fabiana de Brito Pires

Uma boneca pedagógica universal?
Rosa Maria Hessel Silveira

Televisão: um novo lugar para aprender a dançar
Airton Tomazzoni

A dança no planeta mídia
Airton Tomazzoni

A literatura infantil e a pedagogia do politicamente correto: uma estratégia mercantil
Edgar Roberto Kirchof; Rosa Maria Hessel Silveira

Aprendendo a ter sucesso: a educação para o neoliberalismo nas revistas informativas semanais
Vera Regina Gerzson

Circuitos e teias nas pedagogias midiáticas que convocam para o consumo
Douglas Moacir Flor

Cinema e pedagogia do olhar
Fabiana de Amorim Marcello

A matemática nos cartuns
Márcia Castiglio da Silveira

Sobre a ciência que se aprende fora da escola e da academia
Maria Lúcia Castagna Wortmann

Genética, biotecnologias e a pedagogia cotidiana do medo
Daniela Ripoli

Educação ambiental e a constituição de uma pedagogia cultural
Isabel Cristina Moura Carvalho

Referências da Parte IV

Parte V. Sobre viver e aprender nas cidades

Shopping centers e governamentalidade neoliberal
Karyne Dias Coutinho

Atenção! Crianças escutando no banco traseiro
Marta Campos de Quadros

De Arca de Mijavelhas a Estação Campo 24 de Agosto: aprendendo com a cidade
Marta Campos de Quadros

As novas tecnologias a serviço dos permanentes controles (e vice-versa)
Cristianne Maria Famer Rocha

Slow atitude e capitalismo veloz: a crônica de uma aceleração anunciada
Isabel Cristina Moura Carvalho

Um olhar estrangeiro sobre crianças escolares portuguesas
Marisa Vorraber Costa

A língua não nos separa
Rosa Maria Hessel Silveira

Referências da Parte V

Parte VI. Sobre infâncias e juventudes contemporâneas

Tudo, ao mesmo tempo, agora! A vida urgente das crianças contemporâneas
Mariangela Momo

Uma infância inquieta?
Maria Isabel Edelweiss Bujes

A tecnologização dos desejos
Mariangela Momo

Crianças, celulares e o desaparecimento da infância
Marisa Vorraber Costa; Lílian Ivana Born

Teatro para crianças e estereótipos da infância
Taís Ferreira

Do teatral ao virtual: infâncias entre espetáculos, faz de conta, blogs e sites
Rodrigo Saballa de Carvalho e Taís Ferreira

Internet, blogs e juventudes
Rosa Maria Hessel Silveira; Tatiana Brocardo de Castro

Referências da Parte VI