Home Editora Livros Notícias Onomástica Distribuidores

Lançamentos

Antropologia
Ciências
Ciências sociais
Cinema e teatro
Comunicação
Dança
Direito
Educação
Filosofia
Geografia
História
Infantis e juvenis
Literatura

Música
Pedagogia
Política
Urbanismo

Editora Circuito

Todos
Lista de preços

 

 
Escritas de si:
escutas, cartas e formação inventiva de professores entre universidade e escola básica

Rosimeri de Oliveira Dias.(org.)
Heliana de Barros Conde Rodrigues
.(org.)
.
.
.

Lamparina
ISBN 978 85 8316 060 1Cód. barras 9788583160601
Brochura14×21cm256p.300g2019..
Coed. Faperj, Capes
R$ 35.00

Este livro é efeito de bons encontros de diferentes professores, pesquisadores e estudantes, e destes com o trabalho ligado à escola básica na luta por agenciar dispositivos que funcionem a favor de mudanças na formação de professores. Os textos aqui presentes mostram caminhos onde o encontro pode se transformar em acontecimento que privilegia o movimento e a transformação dos modos hegemônicos de existência. Escritas de si por meio dos modos de trabalhar, de constituição de diários de campo, em atos de pesquisar, em corporar, em insistir nas resistências da palavra, em nos enviar cartas, em experienciar correspondências entre nós no contexto escolar, na formação e na aprendizagem. Percursos que engendram buscas e que pretendem a abertura para outros encontros com práticas e sujeitos implicados com formas outras de fazer escola e formação.

Esses percursos traçam um conjunto de caminhos. Os capítulos aqui apresentados, e os autores considerados, são tais caminhos. Toda obra é uma viagem, um trajeto, mas que só percorre tal ou qual caminho exterior em virtude dos caminhos e trajetórias interiores que a compõem, que constituem sua paisagem e suas escritas de si.

 
  Sumário

Apresentação
Rosimeri de Oliveira Dias

Heliana de Barros Conde Rodrigues

Modos de trabalhar uma formação inventiva de professores: escrita de si, arte, universidade e escola básica
Rosimeri de Oliveira Dias

Ensaio sobre a escrita em Michel Foucault: do belo perigo à escultura de si
Heliana de Barros Conde Rodrigues

O papel da escrita na formação de professores e o problema da coemergência
Virgínia Kastrup

Verônica Gurgel

Escritas de si em diários de bordo: experiências de estudantes de pedagogia com uma disciplina que problematiza relações de gênero e sexualidades
Anderson Ferrari

Roney Polato de Castro

Cartas como método de pesquisa na formação de professor
Renata Morais Lima

Rosimeri de Oliveira Dias

A escrita de si na formação de professores e a subjetivação das experiências
Luiz Antonio Saléh Amado

A escrita em atos de pesquisa
Eduardo Antonio de Pontes Costa

Tecendo psicologias e modos de fazer educação entre escolas e universidades: os desafios de fazer com
Luiza Teles Mascarenhas

Márcia Moraes

Escrever, corporar, inscrever: prática da criação de si na formação de professores
Carmen Ines Debenetti

Maria Elizabeth Barros de Barros

Nós da escrita e escritores de si: as palavras resistem
Ariana Fonseca da Silva

Bruno da Silva Rodrigues Macedo

Valéria Vilhena

Corresponder(nos): un gesto que hospeda la amistad como forma de estar juntos en la educación
Anelice Ribetto

¿Qué nos hace ser maestros?: paradojas de la relación pedagógica
Carina Rattero

“Apesar de você, amanhã há de ser outro dia”: processos formativos em tempos nebulosos
Mairce Araújo

Experiências com Arte Ambiente Alteridade no Ciep 411
Ana Luiza Gonçalves Dias Mello

Rosilene de Lima Costa

Aymê Silva de Oliveira

Andreia Cardoso da Silva

Conexão Macedo: Por Entre Escritas, Escutas e Cartas para Formar Professores Entre Universidade e Escola Básica
Carolina Bertassoni dos Santos

Isabel de Oliveira Mendes

Jussara Cavalcante Silva

Ana Carolina Freitas de Guimarães

Gabriel Spangemberg Moura Rocha

Luciana Porto da Mata

Larissa Cristina Barros dos Santos

Quando um grupo de estudos escreve: o Nefi (Proped/Uerj) e a escrita de si
Simone Berle

Walter Omar Kohan

Sobre os(as) autores(as)