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Copa do Mundo 2014:
futebol, mídia e identidades nacionais

Ronaldo Helal.(org.)
Édison Gastaldo
.(org.)
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Lamparina
ISBN 978-85-8316-049-6Cód. barras 9788583160496
Brochura14×21cm176p.200g2017..
Coed. Leme, CNPq
R$ 38.00

Após a Copa do Mundo de 2014, muitas coisas em que acreditávamos deixaram de fazer sentido. Por exemplo, a “tragédia” de 1950, nosso grande mito fundador como “país do futebol” (um jogo do qual somente os mais velhos têm registros na memória), perdeu boa parte de seu potencial dramático quando comparada com a humilhante derrota por 7 × 1, a que assistimos incrédulos em 2014, ao vivo e em cores. A “mística da camisa amarela”, nossa crença em que “com brasileiro não há quem possa” e no destino manifesto de glórias reservado ao futebol do Brasil, passou a parecer infantilidade, pensamento mágico, ingenuidade. Naquele jogo, algo se quebrou para sempre.

Nesse campo de significados muito mais dinâmico e surpreendente do que supúnhamos, este livro representa uma tentativa de explorar este momento de transição, momento em que instituições e processos se transformam, e em que aquilo que virá a ser novo ainda não se mostra de modo claro.

Os trabalhos publicados neste livro foram apresentados em um evento organizado pelo Laboratório de Estudos de Mídia e Esporte (Leme), da Uerj, em setembro de 2014. Com a participação de pesquisadores/as de renome internacional, esta coletânea representa um importante passo para nós, pesquisadores/as do esporte, superarmos a estupefação do primeiro momento e passarmos a pensar os significados articulados ao futebol na identidade nacional brasileira sob esta nova perspectiva.

 
  Sumário

Apresentação
Ronaldo Helal
Édison Gastaldo

“Brasil, decime qué se siente”: fútbol, música, narcisismo y estado, o el fracaso de mascherano
Pablo Alabarces

Ecos da tragédia: memorialismo esportivo e a representação da Copa de 1950
Bernardo Borges Buarque de Hollanda

Em debate, os (des)caminhos do jornalismo esportivo
Márcio Guerra

O ritual nacional conflitivo do país do futebol: um resumo da Copa do Mundo de 2014 no Brasil
Martin Curi

Neymar, craque e garoto-propaganda: um estudo de caso da apropriação publicitária do atleta
Fausto Amaro
Ronaldo Helal
Camila Augusta Alves Pereira

#somostodosneymar: questões de identidade no jornalismo impresso ante o Brasil × Alemanha na Copa do Mundo de 2014
José Carlos Marques

1 × 7 ≠ 50: por onde escoaram as lágrimas da Copa de 2014?
Luiz Henrique de Toledo

Nova pátria de chuteiras? Copa de 2014, imprensa e as mudanças sobre o “país do futebol”
Ronaldo Helal
Filipe Fernandes Ribeiro Mostraro
Francisco Ângelo Brinati

Porto Maravilha: construção da narrativa do branding urbano para a Cidade Olímpica 2016
Ricardo Ferreira Freitas
Maria Helena Carmo dos Santos
Flávio Lins

As duas copas do mundo de 2014
Édison Gastaldo