Home Editora Livros Notícias Onomástica Distribuidores

Lançamentos

Antropologia
Ciências
Ciências sociais
Cinema e teatro
Comunicação
Dança
Direito
Educação
Filosofia
Geografia
História
Infantis e juvenis
Literatura

Música
Pedagogia
Política
Urbanismo

Editora Circuito

Todos
Lista de preços

 

 
Experiências na formação de professores:
memórias, trajetórias e práticas do Instituto de Educação Clélia Nanci

Inês Ferreira de Souza Bragança.(org.)
Mairce de Silva Araújo
.(org.)
.
.
.

Lamparina
ISBN 978 85 8316 015 1Cód. barras 9788583160151
Brochura14×21cm312p.350g2014..
Coed. FAPERJ
R$ 35.00

Traduzir e resgatar um percurso que precisa ser contado: o do Instituto de Educação Clélia Nanci, patrimônio histórico e simbólico da formação de professores de nível médio do município de São Gonçalo, o segundo mais populoso do estado do Rio de Janeiro. Essa é a proposta deste livro, que narra as experiências, memórias, histórias, movimentos educativos e processos formativos de diferentes matizes na educação de docentes, no IECN, construindo resistências e (re)inventando outros modos de formar profissionais. Este livro, uma coletânea composta por vários fios de memórias, é um convite para adentrarmos os muros do Clélia Nanci, seus espaços e suas vozes – espaços esses que buscam promover encontros intergeracionais entre professores e jovens estudantes que tomam a experiência compartilhada como oportunidade de reescrever outras histórias e outras memórias. Em uma realidade cuja educação pública ainda encontra-se desprovida de grandes investimentos, o IECN, que em 2013 completou 50 anos, fortalece-se como espaço necessário – um oásis de produção de narrativas. Nesse contexto, o livro deseja construir uma experiência com o passado que potencialize o presente e os projetos de futuro para a formação docente.

 
  Sumário

Prefácio
Clarice Nunes

Apresentação
Inês Ferreira de Souza Bragança Mairce da Silva Araújo
Maria Tereza Goudard Tavares

1º FIO
Núcleos de memória: Dispositivos de investigação-formação do Núcleo Vozes

Núcleos de memória: Ações e diálogos com a escola básica em São Gonçalo
Jacqueline de Fátima dos Santos Morais
Mairce da Silva Araújo

2º FIO
Trabalho docente e políticas de formação de professores em nível médio

Medo e silêncio no trabalho do professor: Um relato sobre a experiência docente em um sistema público de ensino
Léa da Cruz

Formação de professores em nível médio: Curso normal em discussão
Débora Borges Lima
Laélia Carmelita Portela Moreira

3º FIO
Lampejos histórico-sociais, práticas educativas e de formação no Instituto de Educação Clélia Nanci

Vivências e convivências no IECN: Propostas de educação participativa e democrática
Maria Felisberta Baptista da Trindade
Olga Azevedo Marques de Oliveira

Formação de professores: Narrativas, memórias e saberes
Inês Ferreira de Souza Bragança
Juliana Godói de Miranda Perez
Rodrigo Luiz de Jesus Santana

Do cofre às narrativas
Inês Ferreira de Souza Bragança

As políticas públicas que vivi neste lugar: Da produção do fracasso do aluno à produção do fracasso da escola pública
Ilana Cardoso de Gouveia

Memórias do IECN: Um espaço de formação de professores
Rita Simone Vignoli

A poética do espaço do IECN
Mônica Alves Sally
Iduina Mont’Alverne Chaves

A literatura infantojuvenil na formação docente: Experiências em três tempos
Andréa Pessôa dos Santos

4º FIO
Os diversos olhares dos estudantes

A formação de professores das infâncias e de jovens e adultos em São Gonçalo: Desafios contemporâneos
Maria Tereza Goudard Tavares
Marcia Soares de Alvarenga

Perfil dos estudantes do curso normal do IECN
Ludmilla da Silva Carvalho

Um aliado na produção do conhecimento
Rita Leal

Desigualdade social e educação: Um estudo sobre o sucesso escolar com alunos do IECN
Léa da Cruz
Luciano Faria

Experiências formadoras: Um olhar dirigido aos estudantes do curso normal
Juliana Godói de Miranda Perez