Home Editora Livros Notícias Onomástica Distribuidores

Lançamentos

Antropologia
Ciências
Ciências sociais
Cinema e teatro
Comunicação
Dança
Direito
Educação
Filosofia
Geografia
História
Infantis e juvenis
Literatura

Música
Pedagogia
Política
Urbanismo

Editora Circuito

Todos
Lista de preços

 

 
Entre analisar e intervir na formação de professores

Rosimeri de Oliveira Dias.(org.)
.
.
.
.

Lamparina
ISBN 978 85 8316 022 9Cód. barras 9788583160229
e-book0×0cm100p.0g2014..
Coed. CAPES & PIBID
R$ 0.00

Este e-book é pensado na composição com as ideias dos livros que se inspiram no Abecedário de Gilles Deleuze (Fonseca, Nascimento & Maraschin, 2012) e com a técnica da colagem em pintura, que o próprio Deleuze anuncia no prólogo de seu livro Diferença e repetição. Então, o que temos aqui é uma composição ético-estético-política de ideias e práticas que expressam pequenos gestos de alunos e de professoras da universidade e da escola básica fazendo uma pesquisa-intervenção sobre formação inventiva de professores.

Um grupo de alunos e de professores habita os territórios escolares e de formação para tornar visível – e fazer falar as imprevisibilidades, os silêncios – o que não está visível. Colocamos em nossas pastas (virtuais, atuais) e diários de campo as ferramentas da análise institucional, da filosofia da diferença, das políticas de cognição, da pesquisa-intervenção, do método da cartografia, da formação inventiva de professores (Dias, 2012) e da arte, e seguimos coletivamente estudando, lendo, escrevendo, pensando e fazendo outros modos de estar na escola e na universidade. Literalmente, problematizamos! Junto com isso, nos encontramos e conversamos, regularmente, sobre o que nos passa e nos acontece para tecer uma experimentação ativa regada de racionalidades sensíveis.

O que você, leitor, tem em mãos é uma série de verbetes que funcionam a favor de uma Iniciação à Docência que é feita como iniciação científica. Pequenos textos-verbete que se juntam a poesias, imagens e vídeos que deixam falar e dão voz a uma prática de se fazer pesquisa com a escola básica. Coisa muita rara em tempos tão dogmáticos e capacitadores de professores. A aposta se direciona aos modos de encontrar e de conversar que se esforçam para afirmar diferença. Por isso, também compomos com artistas, professores e escritores.

 
  Sumário

Prefácio:
Pequenas invenções para poder diferir, analisar e intervir
Rosimeri de Oliveira Dias

Entre meios
Aline Bittencourt Coêlho Leal

Abrir-se à experiência
Marilena dos Reis Peluso

Acontecimento
Renata de Souza Moura

Aproximar
Rafaela Corrêa Silva

Entre textos de diários de campo: O que estou fazendo entre universidade e escola básica?
Márcia Helena Amaral Uchôa

Arriscar
Quéren Coelho Mendes

Caos
Adriane Camara de Oliveira

CartografAndo
Marcela Timbó de Paula Lopes

Desconstruir
Nerice Deolinda Rozendo dos Santos

Descristalizar
Rosimeri de Oliveira Dias

Desnaturalizar
Augusta Maria Bernardino de Souza

Diferenciar
Thaís Franca Moledo

Escrever
Larissa Paz Azevedo

Ferrugem
Aline Bittencourt Coêlho Leal

Fotografar
Renata Diniz Cavallini

Inesperabilidade…
Raphaela del Pino Costa Homem

Ler
Natanna Eduarda dos Reis

O devir ou o caminho entre
Adriane Camara de Oliveira

Movimento
Mariane da Silva Guedes

Fragmentos de diário de pesquisa Rosimeri de Oliveira Dias

Naturezas
Ana Luiza Gonçalves Dias Mello

Olhar
Rafaela Marins Baldow

Prazer
Francieli Moreira Macedo

Problematizar
Nayala Damas de Paulo

Pulsar
Luana Pereira de Sousa

Sensibilizar
Marina Tavares Braga

Subjetividades
Joice Gabriela Rocha Barros