Home Editora Livros Notícias Onomástica Distribuidores

Lançamentos

Antropologia
Ciências
Ciências sociais
Cinema e teatro
Comunicação
Dança
Direito
Educação
Filosofia
Geografia
História
Infantis e juvenis
Literatura

Música
Pedagogia
Política
Urbanismo

Editora Circuito

Todos
Lista de preços

 

 
Imagens na educação em ciências

Carmen Irene C de Oliveira.(org.)
Lucia Helena Pralon de Souza
.(org.)
.
.
.

Lamparina
ISBN 978 85 8316 016 8Cód. barras 9788583160168
Brochura14×21cm240p.240g2014..
Coed. FAPERJ
R$ 30.00

O objetivo deste livro é apresentar perspectivas de pesquisa que utilizam as imagens como objeto de reflexão no campo da educação em ciências. Há estudos que se ocupam da imagem fixa (fotografias, desenhos etc) em sua dinâmica nas diferentes práticas e materiais de ensino, ou em seu valor como documento para a história da área. Outros estão voltados para a imagem em movimento, preocupando-se, em grande parte, com a questão da leitura em sala de aula. E, ainda, estudos que abordam a relação entre as imagens e a educação com os meios de comunicação e as novas tecnologias. Mas é, sobretudo, sua implicação nos diferentes processos de ensino, de produção de conhecimento e de formação que sustenta a necessidade de discussões e pesquisas que versem sobre o modo como elas circulam nos diferentes materiais e espaços, e como elas nos permitem produzir sentidos.

Os textos de Imagens na educação em ciências abarcam diferentes procedimentos relativos aos processos de construção do conhecimento na perspectiva de uma cultura científica. Diferentes processos e materialidades foram abordados: a imagem na formação de professores e nas práticas de ensino–aprendizagem; a imagem e as representações em ciência e de ciência e técnica; a imagem nos livros didáticos de ciência; e a imagem na produção de conhecimento, com destaque para esse processo com deficientes visuais. As discussões presentes nos capítulos têm em vista o caráter polissêmico da imagem e a relevância dos contextos de produção e significação, em que os sujeitos participam de um processo no qual a ciência se constitui como saber hegemônico.

 
  Sumário

Figurações da ciência na literatura de cordel
Alberto Roiphe

Decodificação fotográfica e ensino de ciências
Hylio Laganá Fernandes

Representações imagéticas da técnica e da tecnologia em livros didáticos de física
Guaracira Gouvêa, Carmen Irene C. de Oliveira e Francisco G. de Sousa

Leitura de imagens: resultados de uma oficina com licenciandos em física
Sheila Cristina Ribeiro Rego

Imagens científicas e ensino de ciências: a construção de representação simbólica a partir do referente real
Lucia Helena Pralon de Souza

Produção audiovisual e autoria discente em atividades de produção de vídeo no ensino de ciências
Luiz Augusto Coimbra de Rezende Filho, Marcus Vinicius Pereira, Wagner Gonçalves Bastos e Américo de Araújo Pastor Junior

Corpos que leem
Maria da Conceição de Almeida Barbosa Lima