Home Editora Livros Notícias Onomástica Distribuidores

Lançamentos

Antropologia
Ciências
Ciências sociais
Cinema e teatro
Comunicação
Dança
Direito
Educação
Filosofia
Geografia
História
Infantis e juvenis
Literatura

Música
Pedagogia
Política
Urbanismo

Editora Circuito

Todos
Lista de preços

 

 
Encontrar escola:
o ato educativo e a experiência da pesquisa em educação

Fabiana Fernandes Ribeiro Martins.(org.)
Maria Jacintha Vargas Netto
.(org.)
Walter Omar Kohan.(org.)
.
.

Lamparina
ISBN 978 85 8316 017 5Cód. barras 9788583160175
Brochura17.2×24cm176p.380g2014..
Coed. FAPERJ
R$ 30.00

Um livro que se propõe a (re)pensar a escola pública e seus conceitos. Um livro que se dispõe a pensar a pesquisa como experiência e a propor que pensemos a escola e a universidade como tempo livre. E o que pode a busca de escola pública e da chamada skholé traçar como caminho para o pensamento?

É isso que os diversos autores de Encontrar escola: o ato educativo e a experiência da pesquisa em educação pretendem desdobrar: a força de uma experiência educativa nascida da escola skholé, de caminhar e escrever, de pensar e imaginar, de investigar e investigar-se, e da impossibilidade de manter uma clara separação entre teorias e práticas. Para isso, eles passaram por uma experiência de formação, juntamente com vários alunos universitários brasileiros e estrangeiros, e percorreram a cidade do Rio de Janeiro buscando indicadores que permitissem reconhecer seus espaços públicos, ou melhor, seus espaços feitos públicos através de seus usos pelos habitantes. E foi a partir desse caminhar e de seus registros que nasceu este livro.

Esta coletânea surge, então, de uma impossibilidade que, longe de limitá-la, potencializa a abertura de diversas linhas de pensamento. No seio da universidade, esse espaço tão demarcado pela produtividade acadêmica e do qual é esperado o retorno em rendimentos, o livro se apresenta como uma resistência afirmativa face às exigências acadêmicas que pesam sobre professores e estudantes. É uma obra de proposta diferente, que propõe reflexões relevantes.

 
  Sumário

Apresentação
Fabiana Fernandes Ribeiro Martins, Maja Vargas e Walter Kohan

A pesquisa como experiência

Um exercício que faz escola: notas para pensar a investigação educacional a partir de uma experiência de formação no Rio de Janeiro
Walter Omar Kohan

Como entrar no quarto da Vanda: notas sobre a investigação como experiência (tendo como referência três filmes e alguns textos de Pedro Costa) e considerações sobre a investigação como verificação da igualdade (tendo como referência alguns textos de Jacques Rancière)
Jorge Larrosa

Breve história de uma instrução para perder-se na cidade
Beatriz Fabiana Olarieta

Pesquisas, poder e cotidianos em movimentos de inquietação
Catarina Dallapicula

Sobre um olhar etnográfico como gesto pedagógico
María Rossi Idárraga

Fazer escola

A escola como lugar de suspensão
Maximiliano Valerio López

Fazer escola e fazer pesquisa: interrogações sobre uma experiência educativa no Rio de Janeiro
Pablo Severiano Benevides

Sentidos da escola pública e infinitas possibilidades da diferença: o desafio na hospedagem do estrangeiro
Priscila Campos Ribeiro

Andar na cidade

Terceira margem do Rio: o estrangeiro à margem de sua própria morada
Fabiana Fernandes Ribeiro Martins

De quando pedras no caminho fazem pensar…
Edna Olímpia da Cunha

Experiência de tempo livre
Alice Pessanha Souza de Oliveira

Andanças através da Babel
Maria Jacintha Vargas Netto

Cidade e experiência: andar, flanar, investigar(-se)
Sarah Nery Siqueira Chaves

O encontro do mundo

A educação social e a gestão de resíduos humanos: um experimento com a arte, a educação social e o lixo na Universidade de Barcelona
Jorge Larrosa e Violeta Núñez

De viva voz e de corpo presente: notas sobre uma exposição ao final do trajeto
Jorge Larrosa e Walter Omar Kohan

O mundo “mais uma vez”: andando sobre linhas
Jan Masschelein