Home Editora Livros Notícias Onomástica Distribuidores

Lançamentos

Antropologia
Ciências
Ciências sociais
Cinema e teatro
Comunicação
Dança
Direito
Educação
Filosofia
Geografia
História
Infantis e juvenis
Literatura

Música
Pedagogia
Política
Urbanismo

Editora Circuito

Todos
Lista de preços

 

 
Romance

Caio Meira.
.
.
.
.

Circuito
ISBN 978-85-64022-28-7Cód. barras 9788564022287
Brochura14×21cm223p.320g2013..
Coed. FAPERJ
R$ 30.00

Romance é a reunião da poesia completa de Caio Meira até o momento, desde sua estréia com No oco da mão em 1993; e inclui os poemas mais recentes, até então inéditos. São, portanto, 20 anos de poesia deste que é um dos mais significativos poetas de sua geração. Do lugar negativo a partir do qual o poeta cria sua obra, brota uma poesia de primeira grandeza, facilmente comprovada pela leitura dos poemas que compõe este livro.

Opondo-se às leituras críticas que insistem em privilegiar uma linhagem predominantemente retiniana e objetivista para a poesia brasileira contemporânea, Romance, com sua convocação do corpo e realização quase performática, vem justamente comprovar a potência dessa poesia em chaves mais amplas, e renovar a oportunidade de descoberta de um grande poeta.

Diz ele, em dois tempos (no poema “De como e quando se descobre uma falcatrua” e numa entrevista para Rodrigo de Souza Leão): Para ele, é mais uma prova cabal de desonestidade, de que precisa ir mais fundo, cavar nas entranhas algo mais genuíno [...]. Então entra num táxi e diz ao motorista: “para mim, ao contrário, a poesia vem de uma fissura, uma rachadura, de algo que ele [o poeta] não tem e não terá jamais”.

Renato Rezende (no prefácio do livro)

 
  Sumário