Home Editora Livros Notícias Onomástica Distribuidores

Lançamentos

Antropologia
Ciências
Ciências sociais
Cinema e teatro
Comunicação
Dança
Direito
Educação
Filosofia
Geografia
História
Infantis e juvenis
Literatura

Música
Pedagogia
Política
Urbanismo

Editora Circuito

Todos
Lista de preços

 

 
Forrobodó na linguagem do sertão:
Leitura verbovisual de folhetos de cordel

Alberto Roiphe.
.
.
.
.

Lamparina
ISBN 978 85 98271 31 6Cód. barras 9788598271316
Brochura17.2×24cm160p.370g20131..
Coed. FAPERJ
R$ 29.90

Uma literatura que encanta, mas é pouco divulgada e bem pouco estudada. Não há um acervo consistente da literatura de cordel, mas Alberto Roiphe vence essa dificuldade e constrói uma belíssima pesquisa entre palavra e imagem. Recuperando a capa dos folhetos como parte integrante da obra, ele estabelece um diálogo entre o ilustrador e a matéria textual, revelando o espetáculo dos confrontos que misturam festa e luta.

O estudo da literatura de cordel não se limita a informações sobre a sua possível origem ou à sua configuração material. A leitura verbovisual é uma possibilidade de ampliar o conhecimento sobre os folhetos, observando que eles revelam características muito peculiares em sua constituição. Para isso é necessária uma leitura transdisciplinar, que se dá com o auxílio de Mikhail Bakthin, Roland Barthes, Câmara Cascudo e Mário de Andrade, entre outros, formando um verdadeiro forrobodó teórico.

Alberto explica: “É na leitura de folheto de cordel que se conhece outro folheto de cordel. Esses folhetos, como se viu, se inter-relacionam por meio da forma como os personagens se exibem, por meio dos instrumentos que usam, por meio do espetáculo que provocam. … O efeito estético sobre o leitor se amplia à medida que não se limita somente ao gosto pelo espetáculo por meio do aplauso ou da vaia, mas experimenta, em meio à oscilação entre a luta e a festa, assim como fazem o poeta e o artista, possibilidades poéticas de escolhas, provocações, comparações, irreverências, contradições, descobertas. Sem limites.”

 
  Sumário

Prefácio
Zenir Campos Reis

Apresentação

Um recorte saliente do folheto

Do desafio aos folhetos de desafio

Arma de cantador
Alma de lutador
Amálgama

O forrobodó

Matutando

Referências