Home Editora Livros Notícias Onomástica Distribuidores

Lançamentos

Antropologia
Ciências
Ciências sociais
Cinema e teatro
Comunicação
Dança
Direito
Educação
Filosofia
Geografia
História
Infantis e juvenis
Literatura

Música
Pedagogia
Política
Urbanismo

Editora Circuito

Todos
Lista de preços

 

 
Didática e prática de ensino de língua portuguesa e literatura:
desafios para o século XXI

Lucelena Ferreira.(org.)
Anabelle Loivos Considera Conde Sangenis
.(org.)
.
.
.

Lamparina
ISBN 978-85-98271-90-3Cód. barras 9788598271903
Brochura12.6×20.8cm200p.250g2011..
R$ 48.00

Didática e prática de ensino de língua portuguesa e literatura: desafios para o século XXI reforça a importância de se refletir sobre estas disciplinas nos cursos de formação para o magistério, num momento em que tanta ênfase se dá à formação continuada, e em que se pensa a língua e sua tradução literária como formas discursivas capazes de ampliar textos, horizontes e sonhos de quem ensina e de quem aprende — professores e alunos, em delicado vice-versa. Para o debate, Lucelena Ferreira e Anabelle Loivos Considera Conde Sangenis reuniram nove artigos de autores com reconhecida competência de pesquisa e reflexão na área, que ministram disciplinas pedagógicas de língua portuguesa e literatura em cursos de pedagogia e letras. O desejo é contribuir para traçar um panorama teórico e prático do que vem sendo feito pelo Brasil nessas disciplinas, com foco em seus atuais desafios.

 
  Sumário

Ensinar a ensinar: entre compassos e atonalidades
Lucelena Ferreira
Anabelle Loivos Considera Conde Sangenis

Novos desafios na formação do professor de português
Marildes Marinho

Novos panoramas: desafios postos à arte de ensinar a ensinar
Edwiges Zaccur

Faço o que você faz, não o que você diz
Altair Pivovar

Linguagem e alfabetização: dialogando com Paulo Freire e Mikhail Bakhtin
Maria Fernanda Rezende Nunes
Sonia Kramer

Alfabetização na língua portuguesa: indicativos para a formação inicial do professor
Maria Sílvia Bacila Winkeler

“Quem te ensinou a nadar?”: uma experiência de formação de licenciandos em letras na UFRJ
Anabelle Loivos Considera Conde Sangenis

Didática do ensino de literatura: possíveis articulações verbo-visuais
Alberto Roiphe

Literatura no ensino: “laboratório do possível”
Lícia Maria Freire Beltrão

Portfolio: formação e avaliação no ensino de literatura
Marly Amarilha