Home Editora Livros Notícias Onomástica Distribuidores

Lançamentos

Antropologia
Ciências
Ciências sociais
Cinema e teatro
Comunicação
Dança
Direito
Educação
Filosofia
Geografia
História
Infantis e juvenis
Literatura

Música
Pedagogia
Política
Urbanismo

Editora Circuito

Todos
Lista de preços

 

 
Deslocamentos na formação de professores:
aprendizagem de adultos, experiência e políticas cognitivas

Rosimeri de Oliveira Dias.
.
.
.
.

Lamparina
ISBN 978-85-98271-88-0Cód. barras 9788598271880
Brochura14×21cm288p.400g20111. ed...
R$ 53.00

A discussão da aprendizagem de adultos e da formação de professores torna-se indispensável quando pensamos na dimensão da problemática em solo brasileiro e nos inúmeros programas governamentais e não-governamentais que buscam enfrentá-la. Neste livro, Rosimeri de Oliveira Dias busca abordar a questão a partir de deslocamentos nas políticas cognitivas com a perspectiva de desestabilizar a hegemonia que vêm operando no esquema de totalização da informação.

Formação é experimentação e cotidiano, é paradoxo aberto ao intempestivo que rompe com a rotina. Nessa perspectiva, o que significa preparar o professor para realizar bem a escola? Capacitação ou formação por vir? Isso depende da condição de acolhimento às turbulências geradas entre o “faça como eu” e o “faça comigo” que convida o outro a autoria de sua própria formação. Ensaiar possíveis para construir esse lugar a cada vez, se deixar afetar por esse outro, mergulhar num “entre nós”, é esta a aventura que nos convida Rosimeri.

Marisa Lopes da Rocha
Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da UERJ

 
  Sumário

Prefácio
Virgínia Kastrup

Apresentação

Deslocamento 1: entre (In)formação e (trans)formação
1.1. Inteligência, informação e solução de problemas
1.1.1. Competências e habilidades nos estudos da inteligência
1.2. Um balanço das teorias: avanços e limites
1.3. Resistir à solução de problemas

Deslocamento 2: entre desenvolvimento cognitivo, aprendizagem de adultos e experiência
2.1. Desenvolvimento cognitivo e aprendizagem de adultos
2.2. Leituras plurais da imaturidade adulta e sociedade pós-industrial
2.3. Descontinuidade e experiência nos/dos adultos
2.4. A invenção de si e do mundo: o adulto como obra aberta

Deslocamento 3: entre sociedade da capacitação e uma formação de professores por vir
3.1. Mutações do capitalismo
3.2. Meritocracia, aptidão potencial e talento na sociedade da capacitação: modelagem acelerada na formação de professores
3.3. Entre o professor solucionador e o professor problematizador: políticas cognitivas numa formação por vir

Deslocamento 4: entre os métodos “faça como eu” e “faça comigo”
4.1. Entre a micro e a macropolítica na formação de professores
4.2. Método e política: deslocamentos possíveis
4.3. O cultivo dos paradoxos entre aprendizagem e desaprendizagem do prescrito na formação de professores

Deslocamento 5: Entre licenciandos e educantes: caminhos polifônicos
5.1. O educante como devir aprendiz
5.2. Modo educante, sentidos e signos
5.3. O desafio dos caminhos polifônicos no modo educante

(Des)conclusão: continuando a deslocar

Posfácio: deslocamentos e o problema político de uma formação inventiva de professores

Referências

Anexo: relato coletivo da disciplina Tópicos Especiais VI, do Curso de Pedagogia da FFP-Uerj