Home Editora Livros Notícias Onomástica Distribuidores

Lançamentos

Antropologia
Ciências
Ciências sociais
Cinema e teatro
Comunicação
Dança
Direito
Educação
Filosofia
Geografia
História
Infantis e juvenis
Literatura

Música
Pedagogia
Política
Urbanismo

Editora Circuito

Todos
Lista de preços

 

 
Educação, cultura e comunicação nas periferias urbanas

Henrique Garcia Sobreira.(org.)
.
.
.
.

Lamparina
ISBN 978-85-98271-80-4Cód. barras 9788598271804
Brochura13×21cm304p.390g2010..
Coed. FAPERJ
R$ 38.00

“Este livro é constituído de catorze capítulos que abordam temas de grande interesse para profissionais de educação, em especial aqueles que lidam com questões das periferias urbanas. Os textos expressam análises empreendidas em dissertações de mestrado desenvolvidas no Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FEBF-UERJ). Diferentes metodologias foram adotadas nas pesquisas relatadas, evidenciando diferentes possibilidades de investigação.

Um dos aspectos deste livro que mais chamam a atenção é a proposta de promover o cruzamento dos interesses e enfoques destes três campos do conhecimento — educação, comunicação e cultura — para refletir e repensar as práticas educativas escolares, e as não escolares, presentes nas comunidades periféricas. É um marco para nós, docentes, discentes e funcionários do programa, que suas primeiras produções tenham sido aprovadas para publicação em concorrência pública aberta pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). É também um registro de nosso compromisso em avançar na produção acadêmica do programa.”

Maria Isabel Ramalho Ortigão
Coordenadora do PPG em Educação, Cultura e Comunicação da FEBF-UERJ

 
  Sumário

Educação, cultura e comunicação nas periferias urbanas: primeiros resultados
Henrique Garcia Sobreira

1. Periferias, sexualidades e educação para a sexualidade: desafios para as práticas curriculares
Paulo Melgaço da Silva Junior
Antonio Flavio Barbosa Moreira

2. A educação do campo e a formação técnica e política em agroecologia no MST
Fabio Welinghton Blanc
Isabel Brasil Pereira

3. Da política ao entretenimento: tensões entre hip-hop e mídia
Luciana Rocha Bezerra
Silvia Pimenta Velloso Rocha

4. Gestão democrática na escola pública: possibilidades de práticas coletivas no ensino de educação física escolar
Luciana Santos Collier
Dinair Leal da Hora

5. Práticas interativas: caminho para a constituição da docência
Débora Marques Rodrigues
Sônia Regina Mendes dos Santos

6. A Rádio-Escola (PRD5) e a School Radio: produção radiofônica para substituir ou auxiliar o professor?
Adriana Ribeiro
Mauricio de Albuquerque Rocha

7. Letramento e cultura: interfaces
Robson Barbosa Cavalcanti
Amélia Escotto do Amaral Ribeiro

8. Vigiar sem punir? O medo na relação professor-aluno
Ângela Rocha de Oliveira Baldino
Henrique Garcia Sobreira

9. Cibercultura e hibridismo tecnológico: constituição de novos campos existenciais à educação institucionalizada no Brasil
Carlos Alexandre Pereira de Moraes
Mauricio de Albuquerque Rocha

10. Do local ao global: o serviço de radiodifusão comunitária e sua inserção no ciberespaço
Helen Pereira Ferreira
Mauro José Sá Rego Costa

11. As origens do rap: conexões entre África, Jamaica e Nova York
Alexandre de Castro
Mauro José Sá Rego Costa

12. O mal-estar docente na visão dos médicos
Bárbara Andreza da Silva Moreira
Henrique Garcia Sobreira

13. Sexualidade como processo: uma crítica das “identidades sexuais”
Edson Barros de Menezes
Silvia Pimenta Velloso Rocha

14. Uma “rua de mão dupla”: diversidade cultural, étnica e racial. Um encontro com as professoras do Programa Nova Baixada de Educação Infantil
Yvone Costa de Souza
Isabel Brasil Pereira

Referências