Home Editora Livros Notícias Onomástica Distribuidores

Lançamentos

Antropologia
Ciências
Ciências sociais
Cinema e teatro
Comunicação
Dança
Direito
Educação
Filosofia
Geografia
História
Infantis e juvenis
Literatura

Música
Pedagogia
Política
Urbanismo

Editora Circuito

Todos
Lista de preços

 

 
Didática, currículo e saberes escolares

Vários autores.
.
.
.
.

DP&A
ISBN 978–85-7490-083-4Cód. barras 9798574900833
Brochura14×21cm192p.290g20022. ed...
ENDIPE 10
R$ 38.00

Reúne textos de mesas-redondas e simpósios do X Endipe, realizado de 29 de maio a 1 de junho de 2000, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Em torno do eixo “Ensinar e aprender: sujeitos, saberes, espaços e tempos”, foram analisados os novos desafios da prática pedagógica na perspectiva da multiplicidade de sujeitos, saberes, espaços e tempos, presentes na sua dinâmica, e as implicações dessa problemática para a formação de professores e para as políticas públicas na área de educação.

É formado pelos seguintes textos: “Falar de tempos e espaço” (Nilda Alves); “Produção de saberes na escola: suspeitas e apostas” (José Carlos Libâneo); “Pluralidade de saberes em processos educativos” (Lucíola L. C. P. Santos); “O campo do currículo no Brasil: os anos noventa” (Antonio Flávio Barbosa Moreira); “A pesquisa em didática — 1996 a 1999” (Selma Garrido Pimenta); “Ética e magistério” (Ilma Passos Alencastro Veiga e José Carlos Souza Araújo); “Os professores enquanto sujeitos do conhecimento: subjetividade, prática, e saberes no magistério” (Maurice Tardif); “A prática de ensino e a produção de saberes na escola” (Ana Maria Monteiro); “A didática hoje: uma agenda de trabalho” (Vera Maria Candau); “20 anos de endipe” (Maria Rita Neto Sales Oliveira); “20 anos de endipe: uma tentativa de compreensão do campo” (Magda Soares); “Da didática em questão às questões da didática” (Aida Maria Monteiro).

 
  Sumário

Apresentação
Vera Maria Candau

Falar de tempos e espaços
Nilda Alves

Produção de saberes na escola: suspeitas e apostas
José Carlos Libâneo

Pluralidade de saberes em processos educativos
Lucíola L. C. P. Santos

O campo do currículo no Brasil: os anos noventa
Antonio Flávio Barbosa Moreira

A pesquisa em didática – 1996 a 1999
Selma Garrido Pimenta

Ética e magistério
Ilma Passos Alencastro Veiga