Home Editora Livros Notícias Onomástica Distribuidores

Lançamentos

Antropologia
Ciências
Ciências sociais
Cinema e teatro
Comunicação
Dança
Direito
Educação
Filosofia
Geografia
História
Infantis e juvenis
Literatura

Música
Pedagogia
Política
Urbanismo

Editora Circuito

Todos
Lista de preços

 

 
Prova: um momento privilegiado de estudo, não um acerto de contas

Vasco Pedro Moretto.
.
.
.
.

Lamparina
ISBN 978-85-98271-69-9Cód. barras 9788598271699
Brochura12.6×18cm192p.180g20109. ed...
Mais de 50 mil exemplares vendidos
R$ 30.00

Este livro é voltado para o professor. Tem como objetivo ajudá-lo em sua prática do dia a dia, com base no argumento central: não é acabando com a prova escrita ou oral que se melhora o processo de avaliação da aprendizagem, mas ressignificando o instrumento e elaborando-o em uma nova perspectiva pedagógica.

É com esse pressuposto que o autor trabalha há alguns anos com grupos de professores, da educação infantil ao ensino superior, em torno do tema: como operacionalizar uma aula com sucesso e avaliar com eficácia e eficiência. Nessa atividade, ele percebe a ansiedade dos educadores ao constatar uma verdadeira guerra de alguns acadêmicos contra as provas utilizadas como instrumento de avaliação. A perplexidade dos professores é compreensível, tendo em vista que não lhes é oferecida uma alternativa razoável e culturalmente contextualizada para substituir as tradicionais provas no processo avaliador.

O texto está centrado em dois pontos básicos: como operacionalizar uma aula com sucesso, tema dos oito primeiros capítulos, em que se apresentam os pressupostos da perspectiva construtivista sociointeracionista em relação ao ensinar; os fundamentos para um processo de avaliação da aprendizagem, expostos nos dois capítulos finais.

O livro mostra que o caminho da mudança passa por uma transformação do processo de avaliação, tornando-o uma oportunidade para o aluno ler, refletir, relacionar, operar mentalmente e demonstrar que tem recursos para abordar situações complexas. Em síntese, o aluno deverá demonstrar ter adquirido competência como estudante.

 
  Sumário

Introdução

1. O sucesso no ensinar

2. Ensino para o desenvolvimento de competências

3. Aula: reflexo da epistemologia do professor

4. O processo de apropriação do conhecimento

5. Como age o mediador

6. O papel da linguagem

7. Uma função social da escola

8. O papel dos conteúdos

9. Avaliar com eficácia e eficiência

10. A prova operatória: ressignificando a taxionomia de Bloom

Bibliografia

Prova