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Políticas do ensino de filosofia

Walter Omar Kohan.(org.)
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DP&A
ISBN 85-7490-317-5Cód. barras 9788574903170
Brochura14×21cm216p.310g2004..
Col. Sócrates
Coed. CNPq
R$ 28.00


A presença obrigatória da filosofia no ensino médio é uma reivindicação muito recorrente entre os professores de filosofia. Entre eles, há um pressuposto poucas vezes problematizado, o de que, habitualmente, a filosofia fará uma diferença significativa, para melhor, na qualidade do processo educativo; na maioria dos casos, associa-se essa presença a uma “formação democrática, crítica ou cidadã”. A filosofia é vista como redentora, fonte fundamental de transformações para a educação. Essa presunção deve ser levada a sério e pensada cuidadosamente.

Esta coleção pretende contribuir para essa tarefa. Um elemento comum aos livros que a compõem é o interesse pela problematização filosófica da filosofia, da educação e das relações entre uma e outra. Mas os acordos param aí. As temáticas, os estilos e as referências são diversos. Além dos antigos, o leitor encontra menções a filósofos modernos como Descartes, Hegel, Hume, Kant, Locke, Montaigne, Rousseau, Schiller e Spinoza, e contemporâneos tão diversos como Adorno, Agamben, Althusser, Arendt, Benjamin, Bergson, Deleuze, Derrida, Dewey, Foucault, Gramsci, Guattari, Heidegger, Horkheimer, Lyotard, Marx, Merleau-Ponty, Negri, Nietzsche, Rancière, Schopenhauer, Taylor. Há também referências literárias: Barros, Borges, Cervantes, Conan Doyle, Kafka, Poe, Orwell, Ramos, Sábato.

Políticas do ensino de filosofia elabora as categorias de ensinar e aprender filosofia; pedagogia da opressão; as relações público-privado, homem-cidadão, liberdade-responsabilidade; trabalho imaterial; estética aplicada; emancipação; paixão pelo conhecer; filosofia popular.

 
  Sumário

À guisa de apresentação: sobre universos, infinitos e filosofia
Walter O. Kohan

1. políticas da educação

As aflições do aluno Rancière
Antonia Birnbaum

Notas por uma pedagogia da opressão
Hilan Bensusan

Uma (maldosa) crítica às escolas “do bem”
Rui C. Mayer

O mal-estar na educação: variações sobre o mestre e o discípulo
Vera Waksman

2. Filosofia, cultura e sociedade

Inteligência, trabalho imaterial e ensino de filosofia
Maurício Rocha

A intervenção “estético-pedagógica” e sua fundamentação no marco de uma “estética aplicada” no contexto institucional-curricular
Ricardo Sassone

Da colonização e da emancipação do pensamento
Rodrigo Dantas

A filosofia nos (con)fins dos espaços
Rosi Giordano

3. Das relações entre filosofia e educação

O eros de uma educação filosófica
Lílian do Valle

Filosofia: uma educação
Nicolas Go

O macaco de Kafka e os sentidos de uma educação filosófica
Sílvio Gallo