Home Editora Livros Notícias Onomástica Distribuidores

Lançamentos

Antropologia
Ciências
Ciências sociais
Cinema e teatro
Comunicação
Dança
Direito
Educação
Filosofia
Geografia
História
Infantis e juvenis
Literatura

Música
Pedagogia
Política
Urbanismo

Editora Circuito

Todos
Lista de preços

 

 
Pluralidade e ética em educação

Nadja Hermann.
.
.
.
.

DP&A
ISBN 85-7490-099-0Cód. barras 9798574900994
Brochura14×21cm152p.230g2001..
Col. O que você precisa saber sobre…
R$ 25.00

O caráter inequívoco da crise de final de século, revelado nos âmbitos econômico, ecológico, científico, bem como no da legitimação de sentido, vem acompanhado de profunda desorientação. Conceitos como autonomia, emancipação e liberdade passam a ser objeto de desconfiança, trazendo, como consequência, o desconforto da desestabilização das certezas pedagógicas.

Este livro trata da legitimação ética da educação, diante da radical pluralidade que se faz presente tanto na vida sociocultural como no pensamento filosófico; discute a lacuna deixada pela crítica da tradição, quanto à pretensão de a razão anunciar o sumo bem, e como a educação reage diante dessa realidade. Isso desencadeia um processo refletido sobre as formas de relação entre ética e agir pedagógico, no que se refere tanto às bases de justificação como ao esclarecimento dos impasses que aí ocorrem.

 
  Sumário

Introdução

Capítulo I
Ética e educação: uma relação originária

Capítulo II
O projeto moderno: a educação como uma ética aplicada e a aspiração à universalidade

Capítulo III
A ruptura da metafísica

Capítulo IV
Pluralidade e ética

Capítulo V
Pluralidade e educação

Bibliografia