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Palavra, imagem e poder: o surgimento da imprensa no Brasil do século XIX

Marco Morel.
Mariana Monteiro de Barros
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DP&A
ISBN 85-7490-232-2Cód. barras 9788574902326
Brochura14×21cm136p.200g2003..
Col. Passado presente
R$ 28.00

A fim de mostrar a influência da imprensa na vida pública do país, este livro percorre um século XIX ampliado, de 1808 a princípios do século XX, com ênfase na década de 1820, que assistiu aos movimentos iniciais dos veículos impressos. Os autores destacam o surgimento da opinião pública, os principais periódicos, suas formas de circulação, recepção e os pontos de contato com a literatura e com a história da imagem (caricatura e fotojornalismo). Tratam, ainda, da formação do público leitor, inclusive feminino, da relação entre redatores e escritores nos oitocentos e entre a imprensa e diferentes comércios e poderes, e da eclosão das primeiras manifestações reivindicatórias dos trabalhadores das gráficas.
 
  Sumário

Introdução

Capítulo 1
O raiar da imprensa no horizonte do Brasil

Capítulo 2
Literatura cotidiana e imagens impressas

Capítulo 3
Marcas do comércio e da escravidão

Considerações finais

Indicações de leitura

Indicações de sites

Indicações de filmes

Anexo

Índice de periódicos