Home Editora Livros Notícias Onomástica Distribuidores

Lançamentos

Antropologia
Ciências
Ciências sociais
Cinema e teatro
Comunicação
Dança
Direito
Educação
Filosofia
Geografia
História
Infantis e juvenis
Literatura

Música
Pedagogia
Política
Urbanismo

Editora Circuito

Todos
Lista de preços

 

 
Linguagens e interatividade na educação a distância

Leda Maria Rangearo Fiorentini.
Raquel de Almeida Moraes
.
.
.
.

DP&A
ISBN 85-7490-253-5Cód. barras 9788574902531
Brochura14×21cm136p.230g2003..
Col. Educação a distância
R$ 25.00

Nas três últimas décadas, o rádio, a televisão, o vídeo e a internet emergiram como recursos importantes para a educação a distância e induziram a criação de linguagens próprias e de novos procedimentos diferentes daqueles da sala de aula tradicional. Tais recursos têm contribuído para a multiplicação das iniciativas em educação a distância, o que faz surgir questões sobre os novos usos dos meios de comunicação, das linguagens e dos materiais didáticos no processo de ensinoaprendizagem. Por isso, induzem a busca de respostas sobre os novos modos que podem ser empregados, diferentes daqueles tradicionalmente usados na educação presencial.

Nem todas as potencialidades oferecidas pelos recursos tecnológicos e de linguagem estão totalmente compreendidas e incorporadas aos projetos que ora proliferam. Diante da multiplicidade de meios, materiais e linguagens que se renovam a cada dia sob o impacto das tecnologias da comunicação e informação, impõem-se também redefinições e reconfigurações na relação de aprendizagem. Portanto, interpretar seus usos para torná-los eficazes no processo educacional é tarefa que muitos professores e pesquisadores têm realizado, como o fazem as autoras deste livro ao sistematizarem suas investigações, análises e conclusões sobre o tema.

Associada aos recursos tecnológicos, a interatividade aparece como fator de importância definitiva na educação a distância, pois determina, de modo fundamental, o uso que se faz dos meios de comunicação, as novas relações entre os atores do processo de aprendizagem que se estabelecem no plano da linguagem e na produção do material didático. Muito da riqueza e do sucesso das iniciativas em educação a distância depende desses fatores associados.

 
  Sumário

Sobre as autoras

Prefácio

Capítulo 1
A perspectiva dialógica nos textos educativos escritos
Leda Maria Rangearo Fiorentini

Capítulo 2
Educação hipertextual: diversidade e interação como materiais didáticos
Ângela Álvares Correia Dias e Geórgia Antony Gomes de Matos

Capítulo 3
Televisão, vídeo e interatividade em educação a distância: aproximação com o receptor-aprendiz
Vânia Lúcia Quintão Carneiro

Capítulo 4
Educação a distância: aspectos histórico-filosóficos
Raquel de Almeida Moraes