Home Editora Livros Notícias Onomástica Distribuidores

Lançamentos

Antropologia
Ciências
Ciências sociais
Cinema e teatro
Comunicação
Dança
Direito
Educação
Filosofia
Geografia
História
Infantis e juvenis
Literatura

Música
Pedagogia
Política
Urbanismo

Editora Circuito

Todos
Lista de preços

 

 
Juventude nas sombras: escola, trabalho e moradia em territórios de precariedades

Denise Cordeiro.
.
.
.
.

Lamparina
Coed. Faperj
ISBN 978-85-98271-67-5Cód. barras 9788598271675
Brochura14×21cm240p.430g2009..
R$ 38.00

Simone, 28 anos, ex-catadora de lixo, trabalha numa fábrica de couro em Jardim Gramacho; ela sonha retomar o contato com as filhas do primeiro casamento e voltar a estudar para ser enfermeira. Sidney, 22 anos, cantor e compositor de funk, pai de três filhas, auxiliar de serviços gerais em um shopping de Niterói e aluno do ensino médio, almeja reconhecimento na música. Tomás, 22 anos, estudante universitário de geografia e “embaixador do rei” na Igreja Batista nos fins de semana, gosta de tirar fotografias em busca de ampliar suas possibilidades.

Essas e outras histórias fazem parte deste livro, fruto de cuidadosa pesquisa de campo empreendida no Jardim Catarina, bairro de São Gonçalo, região metropolitana do Rio de Janeiro. O processo investigativo cria uma cartografia do lugar, dos corpos e das relações. A autora segue o caminho de flâneur para trazer à tona percursos labirínticos traçados por jovens pobres e com escolarização precária e também por antigos moradores, como dona Georgina, 52 anos. Trata-se de um texto que tem na observação seu método, sua matéria e seu maior trunfo.

Ao investigar as vidas dos entrevistados, a autora percebeu como o descaso do poder público com seus habitantes reflete-se na falta de estrutura do local — saneamento básico, transporte, segurança, educação. A vontade de estudar dos jovens do Catarina esbarra na crise da escola pública diante de processos de escolarização precários, além de problemas como o tráfico de drogas, a violência policial e a necessidade de inserção cada vez mais precoce no mercado de trabalho. Contra as adversidades, porém, há potências de vida, esperanças, expectativas e sonhos, registrados com apuro nas palavras nômades que compõem este livro.
 
  Sumário

Jovens entre controles, escapes e poesia
Estela Scheinva; Paulo Carrano

Introdução. O encontro com o objeto

A juventude: temporalidades possíveis

Em busca de atalhos na produção da pesquisa

Jardim Catarina: memórias e portos de passagem

Conclusão. (In)visibilidades: potências e capturas de jovens em contextos de fabricação da pobreza

Referências