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Indústria automotiva: a nova geografia do setor produtivo

Antonio Moreira de Carvalho Neto.(org.)
Magda de Almeida Neves
.(org.)
Maria Regina Nabuco.(org.)
.
.

DP&A
ISBN 85-7490-162-8Cód. barras 9788574901626
Brochura14×21cm408p.500g2002..
Col. Espaços do desenvolvimento
R$ 40.00

Bom livro é o que abre portas, revela pistas e desenha novas explicações. Quando reúne trabalho sério de pesquisa, transforma-se imediatamente em instrumento para a produção de conhecimento e reflexão. Por fios invisíveis, liga-se a outros centros, fontes e estilos. E consegue circunscrever o seu lugar em meio a um conjunto analítico e interpretativo, com o qual passa a se relacionar através do debate, da crítica alternativa ou da complementação.

A presente edição é parte integrante dessa linhagem. Seu esforço foi reunir um conjunto de pesquisadores preocupados em explicitar a avalanche de novos temas e problemas que a indústria automotiva brasileira construiu ao longo da década de 1990, após profundas transformações na sua estrutura produtiva.

Este livro adquire realce ao tratar de temas e processos ainda em pleno andamento, com impactos ainda incipientes e resultados apenas sinalizados. Nesse sentido, merece especial deferência pela tentativa corajosa de domesticar os novos personagens dessa indústria que, em pouco mais de 40 anos, teve o terceiro capítulo de sua renovação movido a investimento externo e a generosos recursos públicos brasileiros.

 
  Sumário

Apresentação
Profa. Lea Guimarães Souki

Introdução
Maria Regina Nabuco; Magda de Almeida Neves; Antonio Moreira de Carvalho Neto

Parte I – Estratégias e incentivos na localização de novas plantas automotivas

Capítulo 1
Globalização dos mercados, localização produtiva e relações interfirmas: o caso das montadoras alemãs nos EUA nos anos 1990
Scott B. Martin; João Paulo C. Veiga

Capítulo 2
Estratégias de localização do setor automobilístico no Brasil: o caso da Mercedes-Benz em Minas Gerais
Maria Regina Nabuco; Marcelo Pereira de Mendonça

Capítulo 3
A indústria automobilística no Rio de Janeiro: relações de trabalho em um contexto de desenvolvimento regional
José Ricardo Ramalho; Marco Aurélio Santana

Capítulo 4
A indústria automotiva no Rio Grande do Sul: impactos recentes e alternativas de desenvolvimento
Paulo Antônio Zawislak; Aurélia Adriana de Melo

Parte II – Organização da produção e do trabalho e novas cadeias produtivas

Capítulo 5
A complexa montagem de um veículo: a Mercedes-Benz em Juiz de Fora
Magda de Almeida Neves; André Mourthé de Oliveira; Nágela Aparecida Brandão

Capítulo 6
A gestão da força de trabalho na indústria automotiva: uma primeira aproximação a partir dos casos da Renault e da Audi-Volks
Liana Carleial; Maria Lucia de Figueiredo Gomes Filha; Lafaiete Santos Neves

Capítulo 7
Inovações organizacionais e mobilização da subjetividade: o sistema de gestão da Mercedes Benz/JF
Solange Maria Pimenta; Maria Laetitia Corrêa

Capítulo 8
A produção e a gestão de competências: o caso Fiat em questão
Ricardo Augusto Alves de Carvalho

Parte III – Relações de trabalho no setor automobilístico no país

Capítulo 9
Relações de trabalho e ação sindical no ABC paulista nos anos 1990
Iram Jácome Rodrigues

Capítulo 10
A inovação e os papéis dos trabalhadores: o caso Mercedes-Benz
Luís Paulo Bresciani; Ruy de Quadros Carvalho

Capítulo 11
Três olhares sobre as relações de trabalho na Mercedes-Benz em Juiz de Fora: a empresa, o sindicato e os trabalhadores
Antonio Moreira de Carvalho Neto

Capítulo 12
Indústria automobilística no Paraná: implicações sobre o emprego e as relações de trabalho
Benilde Maria Lenzi Motim; Olga Lúcia Castreghini de Freitas Firkowski; Silvia Maria Pereira de Araújo