Home Editora Livros Notícias Onomástica Distribuidores

Lançamentos

Antropologia
Ciências
Ciências sociais
Cinema e teatro
Comunicação
Dança
Direito
Educação
Filosofia
Geografia
História
Infantis e juvenis
Literatura

Música
Pedagogia
Política
Urbanismo

Editora Circuito

Todos
Lista de preços

 

 
Grandes ideias para pequenos e micronegócios

Carlos Aquiles Siqueira.
.
.
.
.

DP&A
ISBN 85-7490-270-5Cód. barras 9788574902708
Brochura14×21cm168p.270g2004..
R$ 30.00

Este livro tem como objetivo analisar e divulgar a geração de trabalho a partir de recursos naturais e de meios eletrônicos tanto no setor formal como no informal. Diante das dificuldades financeiras presentes neste momento de globalização econômica, cabe ao pequeno e microempresário pensar em soluções criativas para os velhos problemas e, em seguida, colocá-las em prática.

O crescente avanço no mundo dos negócios, hoje em dia, é proporcionado pelas pequenas e microempresas. Com idéias criativas e instrumentos de geração e capacitação de infraestrutura, os microempresários estão adquirindo cada vez mais retorno, por meio de iniciativas de microcréditos, como as disponibilizadas no Geranegócio.

O Geranegócio é um portal de incentivo às manifestações individuais e coletivas, por meio de pequenos negócios, negócios em casa, telenegócio, que envolvem acesso à informação, escolha do negócio, qualificação, microcrédito e assistência ao seu desenvolvimento. O Geranegócio tem a intenção de viabilizar, pela internet, o contato do pequeno empreendedor com diferentes experiências no mundo dos negócios, para assim montar e desenvolver sua microempresa. Os usuários do Geranegócio têm acesso à construção de planejamento estratégico, microcrédito, melhoria da eficiência, qualificação, assistência técnica, mercadológica, gerencial e comportamental.

 
  Sumário

Prefácio

Apresentação

Siglas

Parte I: Projetos e experiências de geração de trabalho e renda

1. Negócios na rua, paraíso do empreendedor por necessidade

2. O grande empreendedor dos pequenos e dos micronegócios

3. Precisamos de soluções criativas para os velhos problemas. Que tal começar por um grande programa de compras governamentais?

4. A agricultura orgânica agrega valor à comercialização e preserva o meio ambiente

5. Telenegócio: mais uma alternative para os pequenos e os microempreendedores

6. Comércio solidário: rumo para o pequeno produtor se libertar da dependência do Estado

7. Criação de camarão: exemplo de competitividade da pequena e da microempresa brasileira

8. O biodiesel como instrumento de geração de pequenos negócios na agricultura

9. O Linux como mecanismo da economia solidária

10. Microcredit Summit

11. O que é microcrédito e como ele está evoluindo no mundo?

12. O novo Código Civil provocará crescimento do número de empresas informais

13. O que você precisa saber para montar um negócio sazonal 85

14. O que são, por que e como surgem os negócios inusitados?

15. Precisamos caminhar muito para chegar a um Brasil de pequenas e microempresas exportadoras

16. O empreendedorismo na terceira idade

17. Biotecnologia: caminho para a geração de centenas de pequenas e microempresas no Brasil

18. Apenados e egressos empreendedores

19. Na era da globalização, cresce a importância das pequenas e das microempresas culturais na geração de trabalho e renda

20. Materiais reciclados como fonte de produção artisanal

21. Portar dificuldade física ou mental não limita a capacidade empreendedora; muito pelo contrário, pode beneficiar

22. Clubes de trocas: um forte recurso da economia solidária

23. Um novo tipo de empresa está surgindo no mercado: Empresa de Produção Social (EPS)

24. Brasileiro: o maior empreendedor do mundo, segundo o resumo do relatório da pesquisa do GEM-2000, realizada em 21 países

25. Alerta aos pequenos e aos microempresários:  os “ecoganos” estão prevendo tempos turbulentos

26. Na crise, você tem que escolher: chorar ou vender lenço

27. O que fazer para minimizar o impacto das medidas de racionamento de energia sobre pequenas e microempresas, principalmente as do setor informal?

Parte II: O portal Geranegócio

28. O portal Geranegócio como ferramenta da tecnologia da informação na geração de trabalho e renda

29. Aos poucos, superando preconceitos, estamos chegando lá

30. Geranegócio: empresa de produção social

31. Comemoramos um ano de existência e nossa posição é de liderança na rede