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Gestão e políticas da educação

João Ferreira de Oliveira.(org.)
Mariluce Bittar
.(org.)
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DP&A
ISBN 85-7490-313-2Cód. barras 9788574903132
Brochura14×21cm176p.280g2004..
Biblioteca ANPAE
R$ 30.00

Este livro é composto por textos de professores e pesquisadores de diversas instituições de ensino superior que investigam os reflexos e os desdobramentos na sociedade contemporânea brasileira das políticas educacionais e econômicas de ajuste — frutos do neoliberalismo —, implementadas desde a década de 1990.

Essas políticas de modernização dos processos educacionais — diversificação, flexibilização, competitividade, produtividade, eficiência e qualidade dos sistemas educativos — são as condições exigidas para a entrada do país na era globalizada, parâmetros estabelecidos pelas grandes corporações multinacionais e pelas instituições financeiras.

Com o objetivo de estudar as transformações ocorridas nas políticas da educação e na gestão escolar, o livro se divide em três linhas de pesquisa: Políticas públicas e políticas educacionais: tendências e perspectivas; Políticas e gestão da educação: análise de experiências; Políticas de educação superior: pesquisa e trajetórias de formação na pós-graduação.

 
  Sumário

Apresentação

Políticas educacionais e gestão da escola: questões para debate

1ª parte: Políticas públicas e políticas educacionais: tendências e perspectivas

Políticas públicas e educação: a descentralização dos sistemas nacionais de ensino, análises e perspectivas
Margarita Victoria Rodríguez

Gênese das mudanças nas políticas públicas e na gestão da educação básica
Clélia de Freitas Capanema

As tendências da gestão na atual política educacional brasileira: autonomia ou controle?
Marília Fonseca; João Ferreira de Oliveira; Mirza Seabra Toschi

2ª parte: Políticas e gestão da educação: análise de experiências

Políticas educacionais, descentralização do ensino e gestão da escola: uma análise a partir da experiência mineira
Marcelo Soares Pereira da Silva

Os sentidos da democracia e do processo de democratização da educação em Mato Grosso
Odorico Ferreira Cardoso Neto

O Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundef: a atuação no Estado de Mato Grosso do Sul de 1998 a 2000
Regina Tereza Cestari de Oliveira

Gestão educacional: relações entre poder e participação
Maria Ignez Joffre Tanus; Maria do Rosário Silveira Porto; Ivan Echeverria; Maria Laura Correia Lima de Faria; Adejaira Leite da Silva

3ª parte Políticas de educação superior: pesquisa e trajetórias de formação de pós-graduação

Educação superior e o Projeto Universitas/BR: a descentralização da pesquisa no Brasil
Mariluce Bittar; Marília Morosini; Maria das Graças Martins da Silva; Tereza Christina Mertens Aguiar Veloso

Pós-graduação e capital cultural: trajetórias de formação de mestres
Jacques Velloso

Notas sobre os autores