Home Editora Livros Notícias Onomástica Distribuidores

Lançamentos

Antropologia
Ciências
Ciências sociais
Cinema e teatro
Comunicação
Dança
Direito
Educação
Filosofia
Geografia
História
Infantis e juvenis
Literatura

Música
Pedagogia
Política
Urbanismo

Editora Circuito

Todos
Lista de preços

 

 
Ensinar e aprender: sujeitos, saberes e pesquisa

Vários autores.
.
.
.
.

Lamparina
ISBN 85-7490-031-1Cód. barras 97985749003121
Brochura14×21cm192p.290g20012. ed...
Série ENDIPE
R$ 35.00

Sob os efeitos da globalização, nos planos político e econômico as relações sociais tornam-se cada vez mais transnacionais. Na perspectiva cultural, pessoas e grupos distintos passam a confrontar suas diferenças e idiossincrasias numa interação direta. Surge, pois, a necessidade de consolidar a defesa das identidades e de investigar a questão do sujeito, um dos assuntos tratados aqui. Este livro integra um conjunto de quatro volumes contendo os textos dos simpósios e mesas-redondas apresentados no X Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE), realizado na UERJ, cujo tema central foi “ensinar e aprender: sujeitos, saberes, espaços e tempos”.

Escreveram para este livro Célia Linhares, Elisa Lucarelli, Leda Scheibe, Luís Antônio Baptista, Marcos Villela Pereira, Maria Isabel da Cunha, Marli André, Menga Lüdke, Newton Duarte, Regina Leite Garcia, Reinaldo Matias Fleuri, Renato José de Oliveira e Vera Maria Candau.

 
  Sumário

Apresentaçao

Formação e identidade do pedagogo no Brasil
Leda Scheibe

Nos supostos para pensar formação e autoformação: a professoralidade produzida no caminho da subjetivação
Marcos Villela Pereira

Múltiplos sujeitos da educação: a produção de sujeitos e subjetividades de professores e estudantes
Célia Frazão Linhares

Sujeitos e subjetividade na contemporaneidade: reflexões sobre o anestesiante espetáculo da diferença
Luís Antônio Baptista

Multiculturalismo e interculturalismo nos processos educacionais
Reinaldo Matias Fleuri

A pesquisa sobre formação de professores no Brasil — 1990-1998
Marli André

A pesquisa e o professor da escola básica: que pesquisa, que professor?
Menga Lüdke

Da fronteira se pode alcançar um ângulo de visão muito mais amplo… embora nunca se veja tudo
Regina Leite Garcia

Inovação como perspectiva emancipatória no ensino superior: mito ou possibilidade?
Maria Isabel da Cunha

Enseñar y aprender en la universidad: La articulación teoría-práctica como eje de la innovación en el aula universitaria
Elisa Lucarelli

Ética e formação de professores: algumas pistas para a reflexão
Renato José de Oliveira

Educação e moral na sociedade capitalista em crise
Newton Duarte