Home Editora Livros Notícias Onomástica Distribuidores

Lançamentos

Antropologia
Ciências
Ciências sociais
Cinema e teatro
Comunicação
Dança
Direito
Educação
Filosofia
Geografia
História
Infantis e juvenis
Literatura

Música
Pedagogia
Política
Urbanismo

Editora Circuito

Todos
Lista de preços

 

 
Currículo: pensar, sentir e diferir

José Augusto Pacheco.(org.)
Regina Leite Garcia
.(org.)
.
.
.

DP&A
ISBN 85-7490-316-7Cód. barras 9788574903163
Brochura14×21cm224p.330g2004..
R$ 35.00

O tema Currículo vem sendo pesquisado e teorizado em inúmeros países, entre os quais se inclui o Brasil. Já há muitos anos, um dos importantes Grupos de Trabalho (gts) da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (anped) é o de Currículo, com uma produção bastante interessante que expressa o que vem acontecendo nos cursos de formação de professores, nas escolas e nos centros de pesquisa.

Muito se tem pesquisado, muito se tem escrito, porém o que distingue nosso livro é o fato de ele acabar de sair do forno, pois é resultado do último encontro sobre Currículo, não apenas brasileiro, mas luso-brasileiro. Aqui está o que de mais novo os intelectuais do currículo, curriculeiros, conforme a gíria anpediana, têm a dizer — suas descobertas, suas dúvidas, as questões que nos estão instigando no momento.

É preciso destacar que não se trata de uma publicação do pensamento hegemônico ou da tentativa de impor um pensamento único de Currículo no Brasil e em Portugal. Pretendemos, ao contrário, que tenha havido espaço em nosso i Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Curriculares para que a complexidade e a pluralidade se expressassem, seja no relato de práticas curriculares, seja no resultado de teorizações sobre currículo.

Antonio Flavio Moreira
Regina Leite Garcia

 
  Sumário

Apresentação

O ensino médio pós-colonial: os alunos se adiantaram
John Willinsky

Vivendo um currículo pós-colonial: um diálogo com John Willinsky
Antonio Flavio Barbosa Moreira

Em torno de um projecto curricular pós-colonial
José Augusto Pacheco

Cultura e currículo: um passo adiante
Alfredo Veiga-Neto

(Re)inventar a formação de adultos: controvérsias e desafios
Ana Maria Costa e Silva

Os sujeitos praticantes dos cotidianos das escolas e a invenção dos currículos
Carlos Eduardo Ferraço

Currículo e movimentos sociais nos tempos do Império
Gelsa Knijnik

Educar no Século XXI: que papel para o(a) professor(a)?
José Carlos Morgado

Incertezas nas práticas de formação e no conhecimento docente
Maria Célia Marcondes de Moraes

Diferença e (des)igualdade no cotidiano escolar
Maria Teresa Esteban

Políticas atuais de formação de professores e a profissionalização do magistério
Menga Lüdke

Metainfanciofísica: a criança e o infantil
Sandra Mara Corazza

A golpes de estilo
Tomaz Tadeu da Silva