Home Editora Livros Notícias Onomástica Distribuidores

Lançamentos

Antropologia
Ciências
Ciências sociais
Cinema e teatro
Comunicação
Dança
Direito
Educação
Filosofia
Geografia
História
Infantis e juvenis
Literatura

Música
Pedagogia
Política
Urbanismo

Editora Circuito

Todos
Lista de preços

 

 
Cultura(s) e educação: entre o crítico e o pós-crítico

Vera Maria Ferrão Candau.(org.)
.
.
.
.

DP&A
ISBN 85-7490-340-XCód. barras 9788574903408
Brochura14×21cm168p.250g2005..
R$ 35.00

Pensar o multiculturalismo — a inclusão do híbrido, do múltiplo, do diferente — nas sociedades contemporâneas pressupõe pensar as questões referentes aos inúmeros conflitos econômicos, sociais, religiosos e étnicos que assombram diversas partes do globo. A desigualdade social e econômica transfigura divergências e dessemelhanças culturais em motivações beligerantes, aumenta a hostilidade, a incompreensão, o medo e a intolerância em direção ao outro. Concepções e sentimentos em relação a que ou quem não nos é corriqueiro, cotidiano ou familiar se segmentam com base no preconceito e na ignorância.

Urge uma saída educacional que concilie a desmistificação de valores preconcebidos, de falsas premissas, a desconstrução de convicções enganosas, de subjetividades embrutecidas e a elaboração de ideias que incluam, harmonizem e promovam o convívio e o respeito de culturas heterogêneas.

É este o enfoque: revitalizar o debate sobre as questões apresentadas na globalização por um aspecto multicultural baseado nas experiências dos autores em pesquisas e projetos que desenvolvem as relações entre educação, sociedade e cultura(s).

Esmiúçam-se aqui as múltiplas perspectivas do multiculturalismo ratificando o que há de específico no tema, mas sempre focalizando suas ligações com as desigualdades econômicas e sociais, abordando inclusive as questões multiculturais na história brasileira — marcada pelo extermínio e pela escravidão de indígenas e afrodescendentes.

 
  Sumário

Apresentação

Sociedade multicultural e educação: teorias e desafios
Vera Maria Candau

A identidade (nacional) na berlinda: uma forma possível de entrar no debate em torno da educação intercultural
Carmen Teresa Gabriel

Questionando o multiculturalismo: conversando com Peter McLaren, Slavoj Žižek e Russel Jacoby
Stela Guedes Caputo

Dialogando com Peter McLaren: em busca de uma prática pedagógica multicultural e crítica
Claúdia Hernandez Barreiros

Entre identidades y diferencias: pensando acerca de la escolarización y el pluralismo en contextos latinoamericanos
Maria Elena Martínez

Ser diferente é normal?
Patrícia Monteira Lacerda

Ações afirmativas: um instrumento de promoção da igualdade
Daniela Frida Drelich Valentim