Home Editora Livros Notícias Onomástica Distribuidores

Lançamentos

Antropologia
Ciências
Ciências sociais
Cinema e teatro
Comunicação
Dança
Direito
Educação
Filosofia
Geografia
História
Infantis e juvenis
Literatura

Música
Pedagogia
Política
Urbanismo

Editora Circuito

Todos
Lista de preços

 

 
Cultura e conhecimento de professores

Aldo Victorio Filho.(org.)
Solange Castellano Fernandes Monteiro
.(org.)
.
.
.

DP&A
ISBN 85-7490-205-5Cód. barras 9798574902059
Brochura14×21cm144p.270g2002..

Col. O sentido da escola
Coed. SEPE

R$ 25.00

Quando se reflete sobre a formação de professores/as, não se pode ignorar o conhecimento que emerge no/do contexto cotidiano em que cada educador/a está inserido.

Este livro traz as práticas cotidianas que produzem conhecimento frente aos desafios diários dentro e fora das salas de aula das múltiplas escolas que estão em cada escola.

Os textos reunidos aqui fazem pensar no não-escrito da formação docente e na possibilidade da criação de novos e produtivos fios de contato criados pelo que cada leitor/a traz de sua própria trajetória acrescida do encontro com as diversas experiências registradas por seus autores.

Os textos explicitam e permitem perceber, nos seus encontros, os sentimentos e sentidos criados por cada ator/autor, no seu modo singular de se apropriar das redes no seio das quais foram formados, e os modos como, a partir das práticas individuais que criam, reinventam saídas coletivas.

 
  Sumário

Apresentação
Aldo Victorio Filho
Solange Castellano Fernandes Monteiro

A experiência da diversidade no cotidiano e suas consequências na formação de professoras
Nilda Alves

Minhas alunasprofessoras
Paulo Sgarbi

Processos de desenvolvimento de “novas práticas”: apropriação e uso de novas tecnologias
Selma Ferro Santos

A formação contínua no cotidiano
Aldo Victorio Filho

Projeto Político-Pedagógico: as vozes das políticas educacionais no cotidiano da nossa formação
Solange Castellano Fernandes Monteiro

Tecendo alternativas educacionais no campo da formação/autoformação de educadoras
Cleide Leitão

Trabalhando geografia com professoras das séries iniciais do ensino fundamental
Gláucia de Azevedo

O imaginário e a formação do professor: produzindo conhecimentos, sentidos e subjetividades
Eda Henriques

O que é um pedagogo?
Jean Houssaye