Home Editora Livros Notícias Onomástica Distribuidores

Lançamentos

Antropologia
Ciências
Ciências sociais
Cinema e teatro
Comunicação
Dança
Direito
Educação
Filosofia
Geografia
História
Infantis e juvenis
Literatura

Música
Pedagogia
Política
Urbanismo

Editora Circuito

Todos
Lista de preços

 

 
Concepções e práticas em formação de professores: diferentes olhares

Elianda F. Arantes Tiballi .(org.)
Sandramara Matias Chaves
.(org.)
.
.
.

DP&A
ISBN 85-7490-223-3Cód. barras 9788574902234
Brochura14×21cm272p.380g2003..

Série endipe
Coed. Editora Alternativa

R$ 38.00

Os Encontros Nacionais de Didática e Prática de Ensino (ENDIPEs) são realizados a cada dois anos por instituições universitárias cujas atividades compõem sólida base de ensino, pesquisa e produção científica na área. Este livro integra um conjunto de quatro volumes contendo os textos dos simpósios e mesas-redondas apresentados no XI ENDIPE. Sua leitura proporcionará aos interessados no campo investigativo da didática e das práticas de ensino dialogar com os autores acerca de temas relacionados com as políticas educacionais e com sua repercussão na sala de aula, na formação inicial e continuada de professores, na educação inclusiva, no interculturalismo e nas políticas de avaliação.
 
  Sumário

XI ENDIPE — Vinte Anos
José Carlos Libâneo

Apresentação
Elianda F. Arantes Tiballi; Sandramara Matias Chaves

La didática y la autorización de profesorado
José Contreras Domingo

El componente educativo en el rol de profesor universitário
Martín Rodriguez Rojo

Didática, Didáticas específicas e formação de professores: construindo saberes
Selma Garrido Pimenta

Formação de professores: novas identidades, consciência e subjetividade
Alda Junqueira Marin

El aprendizaje en el enfoque histórico-cultural — sentido y aprendizaje
Fernando Luis González Rey

Construtivismos, normalização da criança e reforma educacional
Marília Gouvêa de Miranda

Psicologia da Educação e prática docente: relações pessoais e pedagógicas em sala de aula?
Vera Maria Nigro de Souza Placco

Tendências da pesquisa em Psicologia da Educação e suas contribuições para o ensino
Bernadette A. Gatti

Bourdieu e a pesquisa em Educação
Zaia Brandão

O educador matemático na coletividade de formação
Manoel Oriosvaldo de Moura

Oficinas de Produção em Ensino de Ciências: uma proposta metodológica de formação continuada de professores
Ivan Amorosino do Amaral

Investigação-ação colaborativa: uma possibilidade para a formação continuada de professores universitários
Dalva E. Gonçalves Rosa

A formação de professores de Geografia — o lugar da prática de ensino
Lana de Sousa Cavalcanti

O ambiente escolar e ações de formação continuada
Luciana Maria Giovanni

Avançando no debate sobre a formação de pedagogos escolares: a contribuição da experiência desenvolvida pelos cursos de Complementação Pedagógica
Umberto de Andrade Pinto

O lugar da Pedagogia na formação de professores
Carmem Silvia Bissolli da Silva