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Ciência(s) da educação

Renato José de Oliveira.
Tarso Bonilha Mazzotti
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DP&A
ISBN 85-7490-010-9Cód. barras 9788574900100
Brochura14×21cm104p.220g2000..
Col. O que você precisa saber sobre…
R$ 25.00

Este livro examina algumas questões que atormentam os professores: a pedagogia, ou educação, pode produzir conhecimentos confiáveis?

Os autores partem de uma situação bastante comum: muitas pessoas consideram a educação uma tagarelice infindável. Outros tantos, no geral os “práticos”, consideram que a teoria na prática é outra.

A partir dessas afirmações comuns, os autores mostram que o conhecimento confiável em qualquer área é constituído por meio de argumentações realizadas nos grupos sociais dedicados ao esclarecimento de um tema, de um objeto.

A ciência ou as ciências da educação — a duplicidade de nomenclatura é examinada na obra — pode(m) encontrar alguma consistência se e quando houver um acordo sobre a definição do objeto. Como este é estabelecido por alguma teoria, e como as ciências que tratam da educação são muitas e constituídas por teorias próprias, então apenas quando houver um acordo interdisciplinar será factível a constituição de uma ciência da educação.

Os autores apresentam seus argumentos utilizando-se de teorias pedagógicas, sempre mostrando como é factível aperfeiçoá-las, indicando um caminho promissor para o desenvolvimento rigoroso da educação.

 
  Sumário

Capítulo I
Teorias pedagógicas: argumentos sobre o fazer educativo

Capítulo II
Conhecimento confiável a partir das práticas

Capítulo III
Argumentação: objeto interdisciplinar das Ciências Humanas e Sociais

Capítulo IV
Por que uma Ciência da Educação?

Para continuar estudando

Referências bibliográficas