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Cidade, transformações no mundo do trabalho e políticas públicas: a questão do comércio ambulante em tempos de globalização

Maria de Fátima Cabral Marques Gomes.(org.)
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DP&A
ISBN 85-7490-386-8Cód. barras 9788574903866
Brochura14×21cm280p.380g2006..

Col. Espaços do desenvolvimento
Coed. FAPERJ, FACI

R$ 40.00

Este livro é resultado de trabalhos apresentados no Seminário “Comércio, Cultura e Políticas Públicas em Tempos de Globalização”, realizado em novembro de 2005. Reúne pesquisadores de diversos países e de diferentes disciplinas, com o objetivo de investigar as recentes transformações no mundo do trabalho. Destaca-se nesse universo a atividade ambulante, que adquire visibilidade no espaço público e na mídia de modo geral, constituindo ambiências particularizadas dentro da estrutura da cidade.

A obra é concebida como uma estratégia para ampliar e aprofundar o intercâmbio de pesquisas que se relacionam com a temática do trabalho ambulante no contexto da globalização da economia e do espaço urbano. Está organizada em três partes: transformações no mundo do trabalho e políticas públicas; ambiências urbanas, comércio e atores sociais na cidade; comércio ambulante em tempos de globalização.

Este livro propõe uma série de trabalhos de pesquisa de grande interesse para a reflexão sobre os desafios que essas transformações acarretam para as políticas públicas, bem como para os movimentos sociais, em face, por um lado, da globalização e, por outro, de um espaço urbano dentro do qual se organizam essas redes sociais e produtivas, entre fragmentação e segregação.

 
  Sumário

Prefácio
Andréa Moraes

Apresentação
Maria de Fátima Cabral Marques Gomes

Parte I: Transformações no mundo do trabalho e políticas públicas

Capítulo 1: A forma e o conteúdo do trabalho/ um tema vários problemas
Maria Helena Tenório de Almeida

Capítulo 2: Trabalho informal: a questão das mulheres das favelas de Praia da Rosa e Sapucaia
Ana Izabel de Carvalho Pelegrino

Capítulo 3: Informalização do trabalho nas políticas sociais públicas
Myrtes de Aguiar Macêdo

Capítulo 4: Políticas urbanas no Rio de Janeiro: requalificação, reordenamento e controle social na busca de competitividade no “mercado mundial” de cidades
Rosemere Maia

Parte II: Ambiências urbanas, comércio e atores sociais na cidade

Capítulo 5
Ambiências que abrigam o comércio informal no Rio de Janeiro. O estudo de caso do mercado popular da rua Uruguaiana
Angela Maria Martins

Capítulo 6: Saara: reinventando etnicidades e ambiências urbanas num mercado popular carioca
Neiva Vieira da Cunha; Pedro Paulo Thiago de Mello

Capítulo 7: Redes, jogos, relações e estratégias de negociação entre vendedores ambulantes nos ônibus do Rio de Janeiro
Isabel Milanez Ostrower

Capítulo 8: Ambiência e urbanidade em um centro comercial do Rio de Janeiro: o caso de Downtown na Barra da Tijuca
Guénola Capron; Mauricio Pereira

Capítulo 9: Espaço-patrimônio e dinâmica de atores na rua do Lavradio (Centro Histórico do Rio de Janeiro): a produção sociopolítica do“Novo Rio Antigo”
Nicolas Bautès

Parte III: Comércio ambulante em tempos de globalização

Capítulo 10: Do vendedor ambulante ao cliente ambulante: um modelo teórico das relações entre o comércio de rua e a metropolização
Jérôme Monnet

Capítulo 11: Aspectos jurídicos do comércio ambulante do Município do Rio de Janeiro
Ana Paula Teixeira Delgado

Capítulo 12: Novo olhar no mundo da globalização: experiências urbanas de vendedores ambulantes no Rio de Janeiro (Brasil) e em Marselha (França) e construção de um quadro de pesquisa comparativa
Odile Caterine Reginensi

Capítulo 13: O trabalho ambulante na globalização: resistência, lutas e alternativas para a transformação das condições de vida e trabalho
Maria de Fátima Cabral Marques Gomes

Capítulo 14: Belém, a cidade mascate: uma leitura sobre os ambulantes da avenida Presidente Vargas
Maria Elvira Rocha de Sá; Maria José de Souza Barbosa; Mário Sérgio dos Santos Nascimento; Vera Lúcia Batista Gomes

Capítulo 15: Piratería Callejero, el Estado y la Globalización
John C. Cross

Capítulo 16: Fazendo a rua: uma nova cultura pública e novos atores do comércio ambulante no contexto de crise de Buenos Aires
Mônica Lacarrieu