Home Editora Livros Notícias Onomástica Distribuidores

Lançamentos

Antropologia
Ciências
Ciências sociais
Cinema e teatro
Comunicação
Dança
Direito
Educação
Filosofia
Geografia
História
Infantis e juvenis
Literatura

Música
Pedagogia
Política
Urbanismo

Editora Circuito

Todos
Lista de preços

 

 
Bioética: princípios morais e aplicações

Darlei Dall’Agnol.
.
.
.
.

DP&A
ISBN 85-7490-321-3Cód. barras 9798574903216
Brochura14×21cm200p.340g2004..
R$ 30.00

O termo bioética foi utilizado pela primeira vez pelo médico norte-americano V. R. Potter, no ínicio da década de 1970. Por meio desse termo, procurava-se uma abordagem menos científico-tecnicista e mais humanista dos novos problemas que atingiam globalmente o ser humano, como os temas relacionados à vida, à interação com o meio-ambiente e especialmente aos decorrentes das inovações tecnológicas permitindo séries de procedimentos médicos até então inauditos, como o transplante de órgãos, técnicas eficientes e seguras, porém sempre controvertidas, de aborto e eutanásia etc.

Resultante dessas preocupações, agregadas ainda às mais recentes controvérsias envolventes ao tema, tal como a intervenção genética em seres humanos e a clonagem, esta é uma obra originária de pesquisas realizadas a partir de um projeto de análise crítica do corpo teórico relativo à resolução dessas questões. O livro discute as bases filosóficas utilizadas comumente neste debate, como o utilitarismo e a ética kantianos, fundamentadores de vários dos princípios norteadores desta nova ciência trans-disciplinar por definição.

O livro sustenta que “somente uma reflexão filosófica sobre o valor intrínseco da vida fornece razões sólidas para uma compreensão adequada da base teórica da bioética”. Discute ainda, pontualmente, os quatro princípios fundamentais geradores da maior parte das legislações (a brasileira inclusive) e práticas atuais relativas à matéria, a saber, os princípios do respeito à autonomia, da não-maleficência, da beneficência e da justiça.

Nos últimos trinta anos, a bioética cresceu rapidamente como área do conhecimento, basicamente em resposta aos novos desafios impostos, antes de tudo, pelos saltos do desenvolvimento científico, tecnológico e médico do período. Esta ciência está relacionada às áreas da medicina, da enfermagem, do direito, da biologia, de todas as matérias da vida do homem, enfim. Este livro é uma importante contribuição para a difusão dos debates essenciais hoje em dia acerca das implicações práticas do desenvolvimento nas vidas de todos nós.

 
  Sumário

Apresentação

Introdução

Capítulo 1: O principialismo na bioética

Capítulo 2: Princípios éticos teleológicos

Capítulo 3: Princípios éticos deontológicos

Capítulo 4: A procura pela “Teoria X”

Capítulo 5: O princípio da reverência à vida

Reflexões finais

Referências bibliográficas