Home Editora Livros Notícias Onomástica Distribuidores

Lançamentos

Antropologia
Ciências
Ciências sociais
Cinema e teatro
Comunicação
Dança
Direito
Educação
Filosofia
Geografia
História
Infantis e juvenis
Literatura

Música
Pedagogia
Política
Urbanismo

Editora Circuito

Todos
Lista de preços

 

 
Bem-vindo à escola: a inclusão nas vozes do cotidiano

Maria Terezinha Teixeira dos Santos.
.
.
.
.

DP&A
ISBN 85-7490-315-9Cód. barras 9798574903155
Brochura14×21cm208p.320g2006..
Contém CD
R$ 35.00

Este livro ajuda a mergulhar na complexa experiência de viver a escola. Desafia o leitor, proporcionando-lhe novas informações e novos sentimentos. Propõe uma interação que põe em movimento os sentidos; chega a ter cheiro e gosto de escola; faz aflorar a memória, as expectativas, as emoções, as experiências, estabelecendo uma relação dialógica entre conteúdo e forma.

O movimento é característica fundamental na produção deste livro, deixando claramente espaço para as trajetórias insuspeitadas nos cotidianos, conforme nos alerta Michel de Certeau. A vida vai sendo desvelada no diálogo entre o discurso regulado da escola e as práticas que se anunciam nos relatos dos professores.

A análise evidencia um rigoroso trabalho de pesquisa, fruto da tese de doutorado em Educação que a autora defendeu na Unicamp. O texto se distancia da linearidade e da simplificação, constituindo um livro denso e belo que incorpora a complexidade como método.

O movimento instaurado instiga o leitor a andanças pelo texto, ou melhor, pelo hipertexto contido no CD anexado, propondo caminhos, mas, principalmente, fornecendo elementos para que o leitor crie suas próprias alternativas. No CD, há vídeos, pinturas, entrevistas e estatísticas sobre o complexo universo escolar.

“A leitura deste livro provocou em mim significativa reflexão sobre a metodologia de pesquisa, a configuração de um novo paradigma e as muitas possibilidades de compreensão do cotidiano escolar e das ações desenvolvidas em seu âmbito. Cabe destacar fragmentos de vozes da escola, captadas por intermédio das professoras que dialogam no texto” (Maria Teresa Esteban).

 
  Sumário

Apresentação

Prefácio

Convite à leitura do livro em versão de hipertexto

Introdução

Orientações gerais sobre o texto impresso

Orientações gerais sobre o CD-ROM

A escola nossa de cada dia

O cada dia de nossa escola

Régula, regular, regula

O regular regulado no discurso dos arquivos

Fazendo ciência nas tramas da complexidade

Tecendo os fios e mexendo os pincéis

Continuando a gestar uma escola efetivamente para todos

Bibliografia