|
 |
|
Vasco Pedro Moretto
|
Mestre em Didática das Ciências e professor. Sua preocupação fundamental como educador é com o ensino de conteúdos relevantes, que proporcionem aprendizagens significativas, oportunizando a formação do cidadão competente, autônomo e ético, capaz de aprender a aprender novos conteúdos e ressignificá-los continuamente, construindo, assim, seus conhecimentos. Publicou Prova (Lamparina, 2010) e Construtivismo (Lamparina, 2011). |
 |
|
|

|
|
 |
Prova: um momento privilegiado de estudo, não um acerto de contas |
 |
Vasco Pedro Moretto
Defende que não é a extinção da prova escrita ou oral que melhorará o processo de avaliação da aprendizagem, mas a ressignificação do método numa nova perspectiva pedagógica. Nos oito primeiros capítulos, a fim de auxiliar o professor na condução de uma aula bem-sucedida, são apresentados os pressupostos da vertente construtivista sociointeracionista em relação ao ensino; nos dois finais, abordam-se os fundamentos da mesma perspectiva quanto à avaliação. Para o autor, cuja experiência docente ultrapassa cinco décadas, deve-se tornar o exame do desempenho discente uma oportunidade para o aluno ler, refletir, relacionar, operar mentalmente e demonstrar que dispõe de recursos para decodificar situações complexas. |
 |
|
|
|
|