Home Editora Livros Notícias Onomástica Distribuidores
 
  Reinaldo Matias Fleuri
Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Preside a Association International pour la Recherche Interculturelle (ARIC), na gestão 2007-11. É organizador de Educação intercultural (2003) e coautor, em meio a onze outros autores, de Ensinar e aprender (2001), ambos pela DP&A.
 
 

 

 
Ensinar e aprender: sujeitos, saberes e pesquisa

Vários autores.
.
.
.
.
Sob os efeitos da globalização, nos planos político e econômico as relações sociais tornam-se cada vez mais transnacionais. Na perspectiva cultural, pessoas e grupos distintos passam a confrontar suas diferenças e idiossincrasias numa interação direta. Surge, pois, a necessidade de consolidar a defesa das identidades e de investigar a questão do sujeito, um dos assuntos tratados aqui. Este livro integra um conjunto de quatro volumes contendo os textos dos simpósios e mesas-redondas apresentados no X Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (Endipe), realizado na uerj, cujo tema central foi “ensinar e aprender: sujeitos, saberes, espaços e tempos”.

 
 

 

 
Educação intercultural: mediações necessárias

Reinaldo Matias Fleuri.(org.)
.
.
.
.
O acirramento dos conflitos bélicos, a expansão desenfreada da violência e do terrorismo, além da crise sem precedente das instituições sociais e jurídicas no Brasil e no mundo, manifestam a urgência do debate sobre os desafios interpostos pela realidade e comprovam a importância de elaborar e difundir a educação intercultural — método cuja proposta reside na valorização das diferenças, tendo em vista sua integração harmônica e equânime. Neste livro, as relações entre mídia e educação, examinadas segundo a perspectiva intercultural, dão ensejo a repensar práticas educativas, em que se construam e fortaleçam propostas voltadas para a conquista de uma convivência criativa entre distintos grupos socioculturais.