Home Editora Livros Notícias Onomástica Distribuidores
 
  Paulo Cesar Rodrigues Carrano
Professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre e doutor em Educação pela UFF, é coordenador do Grupo de Pesquisa Observatório Jovem do Rio de Janeiro. Realizou estágio de pós-doutoramento na Faculdade de Educação da USP, sob a supervisão da prof.Dra. Marilia Spósito, no primeiro semestre de 2009 (Bolsa Senior CNPq), e estágio de pós-doutoramento no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, sob a supervisão do prof. Dr. José Machado Pais (bolsa Senio Capes, 09/2009-02/2010). Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF, Mestrado e Doutorado (2006-2008). Coordenador do Grupo de Pesquisa Observatório Jovem do Rio de Janeiro/UFF e do Portal EMdiálogo.
 
 

 

 
Movimento: revista da Faculdade de Educação da UFF – n. 1

Vários autores.
.
.
.
.
Periódico de linha editorial pautada pela ênfase na pluralidade de ideias, teorias e propostas, dentro dos marcos da democracia e do respeito à liberdade de pensamento. Tem como compromisso construir um sistema de ensino público, gratuito, laico e de qualidade no Brasil e valorizar, mediante participação ativa no universo acadêmico e social, a dignidade profissional do conjunto dos trabalhadores da educação no país. Entre as seções temáticas, destacam-se artigos, resenhas, notas de pesquisa e de leitura. Estes três números têm os seguintes temas: juventude, educação e sociedade (n. 1); profissão docente: teoria e prática (n. 2); prática pedagógica: prática dialógica (n. 3).

 
 

 

 
Futebol: paixão e política

Paulo Cesar Rodrigues Carrano.(org.)
.
.
.
.
Perceber a onipresença do futebol na escola, sobretudo em momentos de grande mobilização popular como Copas do Mundo, não passa de obviedade. Mas qual sua importância para a educação? Como a escola pode absorvê-lo num sentido didático e amplamente educativo? São questões que norteiam este livro, no qual pensadores e especialistas, como Eduardo Galeano, Salman Rushdie e Juca Kfouri, tentam captar o esporte nacional em época de globalização. A inclusão dessa temática na coleção “O sentido da escola” se dá, fundamentalmente, pela percepção das emoções provocadas nos espaços e tempos cotidianos escolares, que tantas vezes se alteram com os sentidos que são disputados em outros campos, oficiais ou não.