Home Editora Livros Notícias Onomástica Distribuidores
 
  Paulo Cesar Pontes Fraga
Mestre em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é professor da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC-BA), edita a revista Especiaria, no caderno de ciências humanas e coordena o grupo de pesquisa Violência, Política de Drogas e Direitos Humanos, na mesma instituição de ensino superior.
 
 

 

 
Narcotráfico e violência no campo

Ana Maria Motta Ribeiro.(org.)
Jorge Atílio Silva Iulianelli .(org.)
.
.
.
O capitalismo ilícito está presente na área rural. O conluio entre as forças do crime organizado e setores político- -administrativos favorece o processo de lavagem de dinheiro. A face desse capitalismo ilícito conhecida como narcotráfico ameaça famílias de camponeses e a economia do país. A maconha já integra a cadeia produtiva da agricultura nacional, podendo ser considerada um narcoagronegócio. O Brasil funciona como rota do tráfico de cocaína para os grandes mercados de consumo, posto de comercialização e território livre para lavagem do narcodólar. Produzir uma discussão substantiva sobre o narcotráfico no campo, fundamentada em vivência ou pesquisa sistemática, é o propósito desta obra.

 
 

 

 
Jovens em tempo real

Jorge Atílio Silva Iulianelli .(org.)
Paulo Cesar Pontes Fraga.(org.)
.
.
.
Embora reconheça não ser possível cunhar uma definição absoluta de juventude, conserva homogeneidade temática: a dos males que afligem os jovens pobres brasileiros. As questões de desemprego, preconceito racial, exploração sexual, mortes por causas externas, evasão escolar, envolvimento com uso e venda de drogas, violência policial, gravidez na adolescência, aids etc. desenrolam diante dos olhos heranças do passado colonial-escravagista que insiste em não ter fim. Dos centros urbanos como São Paulo, Curitiba e Fortaleza, das favelas cariocas ao sertão nordestino, emerge uma constatação: a produção incessante de necessidades de consumo que afetam jovens sem condição material de satisfazê-las.