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Marisa Vorraber Costa
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Doutora em Educação, professora dos programas de pós-graduação em Educação da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). É organizadora de A educação na cultura da mídia e do consumo (Lamparina, 2009), A escola tem futuro? (Lamparina, 2007), Caminhos investigativos I (Lamparina, 2007) e Caminhos investigativos II (Lamparina, 2007) e coorganizadora, com Maria Isabel Edelweiss Bujes, de Caminhos investigativos III (DP&A, 2005). |
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O currículo nos limiares do contemporâneo |
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Marisa Vorraber Costa (org.)
As questões sobre currículo estão no centro das discussões atuais a respeito de educação escolar. Professores, estudantes, familiares e governantes interessam-se, com diferentes ênfases e objetivos, em examinar e compreender a forma como opera o processo de escolarização, supostamente incumbido de forjar os cidadãos que concretizarão o projeto de sociedade do século XXI. Os indícios de que transformações radicais estão ocorrendo na maneira de pensar, conviver e habitar o mundo, metamorfoseando até aquilo que se concebe como o humano, têm instigado a ampliar as perspectivas de análise acerca do tema. Este livro, que teve origem em seminário homônimo, inscreve-se no plano dessas preocupações e iniciativas. |
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Movimento: revista da Faculdade de Educação da UFF – n. 3 |
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Vários autores
Periódico de linha editorial pautada pela ênfase na pluralidade de ideias, teorias e propostas, dentro dos marcos da democracia e do respeito à liberdade de pensamento. Tem como compromisso construir um sistema de ensino público, gratuito, laico e de qualidade no Brasil e valorizar, mediante participação ativa no universo acadêmico e social, a dignidade profissional do conjunto dos trabalhadores da educação no país. Entre as seções temáticas, destacam-se artigos, resenhas, notas de pesquisa e de leitura. Estes três números têm os seguintes temas: juventude, educação e sociedade (n. 1); profissão docente: teoria e prática (n. 2); prática pedagógica: prática dialógica (n. 3). |
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Cultura, linguagem e subjetividade no ensinar e aprender |
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Vários autores
Analisa os desafios da prática pedagógica na perspectiva da multiplicidade de sujeitos, saberes, espaços, tempos e abordagens de pesquisa acerca do ensino e da aprendizagem, além das implicações para a formação de professores e as políticas públicas em educação — o que se mostra relevante numa época de transformações e de crise, no âmbito tanto político-social quanto científico-educacional. Este livro integra um conjunto de quatro volumes contendo os textos dos simpósios e mesas-redondas apresentados no x Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (endipe), realizado na uerj, cujo tema central foi “ensinar e aprender: sujeitos, saberes, espaços e tempos”. |
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Caminhos investigativos III: riscos e possibilidades de pesquisar nas fronteiras |
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Maria Isabel Edelweiss Bujes(org.)
Marisa Vorraber Costa(org.)
Em tempos de dissipação de limites, de movimentações em terrenos movediços, pesquisar nas fronteiras implica suspender as certezas, abdicar de rotas seguras e perder-se em regiões pantanosas, na expectativa de que isso permita fecundar ideias e projetos. A noção de limiar, ao sugerir riscos de aproximação com a instabilidade, indica, paradoxalmente, a possibilidade de sua ultrapassagem, a riqueza do delineamento de novos espaços, de inesperados territórios de poder, de outras formas de produzir saber e modos de ver. Ela é aqui tomada em sentido amplo, referindo-se a necessidades mutantes, ao surgimento de identidades visibilizadas em distintas geografias — territoriais, políticas, humanas e epistemológicas. |
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A educação na cultura da mídia e do consumo |
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Marisa Vorraber Costa(org.)
Conjunto de 54 artigos publicados
originalmente de 2003 a 2008, sob a
rubrica “Cultura e pedagogia”, no
jornal mensal português A Página da
Educação. Sucintos e objetivos, os
textos mantêm uma reflexão positiva
com o tempo atual, investigando-lhe
aspectos pertinentes à compreensão
da educação contemporânea, aqui
concebida como um processo aberto,
amplo, plurifacetado. O fio condutor
das análises é a maneira como a
complexa relação de crianças e jovens
com a mídia e o consumo se desdobra
no universo escolar e na atuação dos
educadores. Entre outros temas,
examinam-se blogs e comunidades
do Orkut, a série de livros Harry Potter,
o telefone celular, o “internetês”, a
boneca Barbie e o shopping center |
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