|
 |
|
Maria Isabel Edelweiss Bujes
|
Doutora em Educação. Professora do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra). É coorganizadora, com Marisa Vorraber Costa, de Caminhos investigativos III (2005) e autora de Infância e maquinarias (2002), ambos pela DP&A. |
 |
|
|

|
|
 |
Caminhos investigativos III: riscos e possibilidades de pesquisar nas fronteiras |
 |
Maria Isabel Edelweiss Bujes(org.)
Marisa Vorraber Costa(org.)
Em tempos de dissipação de limites, de movimentações em terrenos movediços, pesquisar nas fronteiras implica suspender as certezas, abdicar de rotas seguras e perder-se em regiões pantanosas, na expectativa de que isso permita fecundar ideias e projetos. A noção de limiar, ao sugerir riscos de aproximação com a instabilidade, indica, paradoxalmente, a possibilidade de sua ultrapassagem, a riqueza do delineamento de novos espaços, de inesperados territórios de poder, de outras formas de produzir saber e modos de ver. Ela é aqui tomada em sentido amplo, referindo-se a necessidades mutantes, ao surgimento de identidades visibilizadas em distintas geografias — territoriais, políticas, humanas e epistemológicas. |
 |
|
|
|

|
|
|
|
|

|
|
 |
A educação na cultura da mídia e do consumo |
 |
Marisa Vorraber Costa(org.)
Conjunto de 54 artigos publicados
originalmente de 2003 a 2008, sob a
rubrica “Cultura e pedagogia”, no
jornal mensal português A Página da
Educação. Sucintos e objetivos, os
textos mantêm uma reflexão positiva
com o tempo atual, investigando-lhe
aspectos pertinentes à compreensão
da educação contemporânea, aqui
concebida como um processo aberto,
amplo, plurifacetado. O fio condutor
das análises é a maneira como a
complexa relação de crianças e jovens
com a mídia e o consumo se desdobra
no universo escolar e na atuação dos
educadores. Entre outros temas,
examinam-se blogs e comunidades
do Orkut, a série de livros Harry Potter,
o telefone celular, o “internetês”, a
boneca Barbie e o shopping center |
 |
|
|
|
|