Home Editora Livros Notícias Onomástica Distribuidores
 
  Lucelena Ferreira
Doutora em educação (2009) e em letras (2001) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Cumpriu Recherches Doctorales Libres na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS, 1999), em Paris. É especialista em leitura: teoria e prática (PUC-Rio). Atuou como pesquisadora da Cátedra Unesco de Leitura PUC-Rio e do Grupo de Estudos em Antropologia da Leitura e Escrita, do Departamento de Educação da PUC-Rio (GEALE — PUC-Rio). É Professora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Petrópolis e do IBMEC-RJ. Tem experiência nas áreas de educação e literatura, com ênfase em ensino de língua e literatura, letramento e formação do leitor.
 
 

 

 
Por que ler? Perspectivas culturais do ensino da leitura

Tania Dauster.(org.)
Lucelena Ferreira.(org.)
.
.
.
Discute o ensino da leitura e da escrita, tendo como contexto o curso de pedagogia. Entre outros assuntos, abordam-se: métodos históricos de letramento; o ensino de filosofia e técnicas de argumentação; rodas de leitura; diferenças entre a leitura oral e a silenciosa; a escrita autoral como forma de autodescoberta; o impacto do mangá e sua predominância pictórica na formação de novos leitores; as idiossincrasias da escrita “pessoal” e da “acadêmica”. Examinam-se, como objeto de pesquisa, as formas pelas quais os usuários leem e escrevem no cotidiano, dinâmica fundamental para ensejar uma resposta (entre muitas possíveis) à pergunta que dá nome ao livro: ler para compor a própria biografia.

 
 

 

 
Etnografia e educação:
culturas escolares, formação e sociabilidades infantis e juvenis

Tania Dauster.(org.)
Sandra Pereira Tosta.(org.)
Gilmar Rocha.(org.)
.
.
É sabido que a educação, como campo disciplinar, apropria-se de outros saberes, tais como filosofia, psicologia e história, para investigar suas práticas e construir investigações e caminhos políticos. A entrada da antropologia no campo da educação em tempos recentes tem permitido uma ampliação de sentidos na medida em que as relações sociais na escola, as culturas escolares, os processos de transmissão de saberes no cotidiano, a formação de docentes e as sociabilidades infantis e juvenis atravessam as fronteiras dos espaços e das práticas educativas formais e não formais. Com isso, queremos sinalizar que outras formas de conceber e praticar a educação passam a constituir os currículos da formação de profissionais que atuam nessas áreas.

 
 

 

 
Didática e prática de ensino de língua portuguesa e literatura:
desafios para o século XXI

Lucelena Ferreira.(org.)
Anabelle Loivos Considera Conde Sangenis.(org.)
.
.
.
Didática e prática de ensino de língua portuguesa e literatura: desafios para o século XXI reforça a importância de se refletir sobre estas disciplinas nos cursos de formação para o magistério, num momento em que tanta ênfase se dá à formação continuada, e em que se pensa a língua e sua tradução literária como formas discursivas capazes de ampliar textos, horizontes e sonhos de quem ensina e de quem aprende — professores e alunos, em delicado vice-versa. Para o debate, Lucelena Ferreira e Anabelle Loivos Considera Conde Sangenis reuniram nove artigos de autores com reconhecida competência de pesquisa e reflexão na área, que ministram disciplinas pedagógicas de língua portuguesa e literatura em cursos de pedagogia e letras. O desejo é contribuir para traçar um panorama teórico e prático do que vem sendo feito pelo Brasil nessas disciplinas, com foco em seus atuais desafios.