|
 |
|
Lucelena Ferreira
|
Doutora em educação (2009) e em letras (2001) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Cumpriu Recherches Doctorales Libres na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS, 1999), em Paris. É especialista em leitura: teoria e prática (PUC-Rio). Atuou como pesquisadora da Cátedra Unesco de Leitura PUC-Rio e do Grupo de Estudos em Antropologia da Leitura e Escrita, do Departamento de Educação da PUC-Rio (GEALE — PUC-Rio). É Professora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Petrópolis e do IBMEC-RJ. Tem experiência nas áreas de educação e literatura, com ênfase em ensino de língua e literatura, letramento e formação do leitor. |
 |
|
|

|
|
 |
Etnografia e educação: culturas escolares, formação e sociabilidades infantis e juvenis |
 |
Tania Dauster(org.)
Sandra Pereira Tosta(org.)
Gilmar Rocha(org.)
É sabido que a educação, como campo disciplinar, apropria-se de outros saberes, tais como filosofia, psicologia e história, para investigar suas práticas e construir investigações e caminhos políticos. A entrada da antropologia no campo da educação em tempos recentes tem permitido uma ampliação de sentidos na medida em que as relações sociais na escola, as culturas escolares, os processos de transmissão de saberes no cotidiano, a formação de docentes e as sociabilidades infantis e juvenis atravessam as fronteiras dos espaços e das práticas educativas formais e não formais. Com isso, queremos sinalizar que outras formas de conceber e praticar a educação passam a constituir os currículos da formação de profissionais que atuam nessas áreas. |
 |
|
|
|
|