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Gilmar Rocha
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Gilmar Rocha é doutor em Antropologia Cultural pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Dedica-se a estudos nas linhas de pesquisa em teoria antropológica; educação e cultura popular; memória e patrimônio cultural; e identidade e performances. Nos últimos anos, tem realizado pesquisas na área da educação e, com especial ênfase, tem se dedicado aos temas da malandragem e do circo no Brasil. Participa dos seguintes grupos de pesquisa do CNPQ: Antropologia dos Objetos – coleções, museus e patrimônios culturais, vinculado ao IFCS-UFRJ; e Dança, Teatro e Performances Afro-brasileiras, associado ao Departamento de Artes e Estudos Culturais da UFF. Atualmente, é professor no curso de Produção Cultural, do Departamento de Artes e Estudos Culturais (RAE), e do Programa de Pós-Graduação Cultura e Territorialidades (PPCULT), da Universidade Federal Fluminense (UFF). |
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Etnografia e educação: culturas escolares, formação e sociabilidades infantis e juvenis |
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Tania Dauster(org.)
Sandra Pereira Tosta(org.)
Gilmar Rocha(org.)
É sabido que a educação, como campo disciplinar, apropria-se de outros saberes, tais como filosofia, psicologia e história, para investigar suas práticas e construir investigações e caminhos políticos. A entrada da antropologia no campo da educação em tempos recentes tem permitido uma ampliação de sentidos na medida em que as relações sociais na escola, as culturas escolares, os processos de transmissão de saberes no cotidiano, a formação de docentes e as sociabilidades infantis e juvenis atravessam as fronteiras dos espaços e das práticas educativas formais e não formais. Com isso, queremos sinalizar que outras formas de conceber e praticar a educação passam a constituir os currículos da formação de profissionais que atuam nessas áreas. |
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