Home Editora Livros Notícias Onomástica Distribuidores
 
  Fernanda C. A. Campos
Professora do Departamento de Ciências da Computação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e mestre em Engenharia de Sistemas e Computação pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE-UFRJ). Coordena os cursos de Especialização em Gestão da Educação a Distância, Informática na Educação e Engenharia de Software.
 
 

 

 
Cooperação e aprendizagem on-line

Fernanda C. A. Campos.
Flávia Maria Santoro.
Marcos R. S. Borges.
Neide Santos.
.
A internet é uma inovação tecnológica que permite, de forma ímpar, o armazenamento e o compartilhamento de informações. Por ser esta sua característica essencial, abre muitas possibilidades para a aprendizagem colaborativa. Há, no entanto, uma dificuldade e morosidade dos processos educacionais para incorporar tais inovações. Ele aborda a questão dos ambientes de aprendizagem cooperativa, distinguindo trabalho cooperativo apoiado por computadores, tecnologias e mecanismos de suporte à interação e colaboração, e aprendizagem cooperativa apoiada por computadores e relacionada a questões educacionais e pedagógicas na construção e implementação de ambientes computacionais para suporte aos processos de aprendizagem em grupo. Trata também da avaliação de alunos, seus princípios, concepções e resultados obtidos, sobretudo, a partir de modelos realizados em rede.