Home Editora Livros Notícias Onomástica Distribuidores
 
  Felipe Scovino
Professor da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi curador, dentre outras, das exposições Arquivo contemporâneo (MAC, Niterói, 2009), Décio Vieira: investigações geométricas (Centro Universitário Maria Antonia, São Paulo, 2010), Entre desejos e utopias (A Gentil Carioca, Rio de Janeiro, 2010), João José Costa: superfícies em expansão (Centro Universitário Maria Antonia, São Paulo, 2011), Cao Guimarães: A estética da gambiarra (Cavalariças, Parque Lage, Rio de Janeiro, 2012) e Lygia Clark: uma retrospectiva (Itaú Cultural, São Paulo, 2012) com Paulo Sergio Duarte.
 
 

 

 
Conversas com curadores e críticos de arte

Renato Rezende.
Guilherme Bueno.
.
.
.
O projeto Conversas com Críticos e Curadores de Arte nasceu da curiosidade em compreender como, já num cenário contemporâneo, uma nova “geração” de críticos e curadores brasileiros foi formada, refletindo como cada um propõe caminhos para discutir tanto a arte que acompanham como aquela que chega assimilada pela história. Isso envolve desde indagar questões ainda desafiadoras (como, por exemplo, noções de “brasilidade”) ao modo como se responde a conceitos em voga no cenário internacional. A motivação do livro foi, portanto, reiterar a existência de um pensamento articulado e original nas artes visuais, refutando assim clichês de ausência de critérios. Por outro lado, parecia-nos também a oportunidade de discutir o significado de quase uma década de atuação tanto do ponto de vista pessoal quanto das transformações do cenário artístico.

 
 

 

 
Coletivos

Renato Rezende.
Felipe Scovino.
.
.
.
Num tempo de proliferação de redes sociais, especialmente no Brasil, a formação de coletivos, virtuais ou não, se torna cada vez mais comum, extrapolando o circuito das artes e se espalhando por diferentes áreas da cultura, transformando as formas de viver, perceber e definir conceitos como produção, consumo, arte, entretenimento e política.